Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ex-prefeito Firmino Filho morre em Teresina

O ex-prefeito Firmino Filho, de 57 anos, morreu na tarde desta terça-feira em Teresina

06/04/2021 16:38

O ex-prefeito de Teresina Firmino Filho , 57 anos, foi encontrado morto na tarde desta terça-feira (6) no edifício comercial Manhattan River Center, na avenida Senador Arêa Leão, zona Leste de Teresina, após cair do 14ª andar do prédio que funciona o Tribunal de Contas da União (TCU) onde trabalhava.


Leia também: 

Prefeitura de Teresina decreta luto oficial de três dias pela morte de Firmino Filho 

Presidente nacional do PSDB lamenta morte de Firmino Filho 

Lideranças políticas lamentam a morte do ex-prefeito Firmino Filho 

“A história dele se confunde com a de Teresina”, diz Wellington sobre Firmino 


O Portal O Dia apurou que Firmino Filho chegou ao local, se dirigiu a uma das salas de reuniões e permaneceu sozinho. Logo depois, o corpo foi encontrado por populares na calçada do prédio. Um dos filhos do ex-gestor esteve no local e reconheceu o corpo do pai. 

Foto: Jailson Soares / O Dia

A Polícia Militar do Piauí informou que recebeu um chamado dando conta que um corpo teria sido encontrado. Os policiais isolaram a área para preservar o cenário da morte e a sala que o Firmino estava. A perícia é aguardada para iniciar os procedimentos técnicos que devem esclarecer as causas da morte. 

Um grande número de líderes políticos, amigos e populares se aglomeram nas imediações do edifício acompanhando o desdobramento do caso. 

Trajetória

Nascido em Teresina, Firmino Filho se formou em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco, com mestrado na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos da América. Foi Auditor Fiscal do Tribunal de Contas da União e professor da Universidade Federal do Piauí.

Firmino iniciou na vida pública aos 30 anos de idade, em 1993, a convite do então prefeito da cidade, Wall Ferraz, para assumir a Secretaria Municipal de Finanças. Firmino Filho disputou a prefeitura da capital pela primeira vez em 1996, quando foi eleito e tomou posse como um dos prefeitos mais jovens do país. Em 2000, foi reeleito prefeito ainda no primeiro turno da disputa. 

Em 2008, recomeçou a carreira política e elegeu-se vereador de Teresina. Em 2012, foi eleito prefeito pela terceira vez e reeleito em 2016. O gestor teve reconhecimento por projetos implementados em Teresina e sempre apresentou elevados índices de aprovação dos teresinenses. 

Mais sobre: