Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em Teresina, atividades econômicas voltam a funcionar aos sábados

O novo decreto a ser publicado pela Prefeitura de Teresina segue as recomendações do Comitê de Operações Emergenciais

03/09/2020 10:12

A partir deste sábado (05), todas as atividades comerciais de Teresina irão voltar a funcionar. É o que diz o decreto publicado pela Prefeitura de Teresina, atendendo às recomendações do Centro de Operações em Emergências (COE), da Fundação Municipal de Saúde (FMS). A decisão foi discutida durante reunião realizada ontem (02) entre o prefeito Firmino Filho e membros do COE, onde foram apresentados os dados do Painel Covid-19.

flexibilização das atividades comerciais vinha sendo cobrada por diversos setores da economia, tanto do comércio como de bares e restaurantes. A justificativa dos empresários e de que, com a reabertura gradual das atividades, o fluxo de consumidores estava aumentando e que essa seria uma forma de amenizar os impactos sofridos durante o fechamento do comércio nesses cinco meses.

Teresina tem registrado redução significativa no número de atendimentos por síndromes gripais, taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensivas (UTIs), óbitos e número de novas infecções pela doença, o que permite essa flexibilização.

“Os números são bastante claros e apontam para uma redução significativa, o que permitiu liberar o funcionamento das atividades aos sábados. Mas, para que Teresina continue apresentando redução progressiva de novos casos e óbitos, é necessário continuar com os cuidados de distanciamento e higiene”, destacou o prefeito Firmino Filho.

De acordo com Walfrido Salmito, membro do COE, os dados do Painel Covid-19 da FMS confirmam uma tendência de queda nos casos de infecção pelo novo coronavírus na capital.

“Considerando os números decrescentes, optamos pela reabertura gradual, lenta e consciente das atividades econômicas. Entendemos os dois lados e, por isso, tivemos um consenso de que precisamos manter a reabertura, incluindo os sábados e finais de semana. Neste primeiro momento, faremos a reabertura do sábado completo para todas as atividades econômicas”, explicou o médico.

É importante frisar que aos domingos continuam mantidas as restrições de funcionamento das atividades na cidade. “O domingo ainda permanece com restrições, mas se tudo continuar como está, programamos que, no futuro, todas as atividades serão reabertas todos os dias”, acrescentou Walfrido Salmito.

Leia também: Semana do Brasil 2020 começa hoje (3); descontos no Piauí chegam a 70% 

Confira o que pode funcionar aos domingos:

- farmácias e drogarias;

- serviços de saúde;

- serviços de segurança e vigilância;

- serviços de delivery exclusivamente para alimentação pronta, gás de cozinha e água;

- órgãos e profissionais de comunicação;

- serviços e rituais religiosos;

- situações comprovadas de urgência e emergência. 

Por: Isabela Lopes
Mais sobre: