Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Adiamento da reabertura do comércio de Teresina é questionado por vereadores

Parlamentares de oposição e até mesmo aliados ao prefeito Firmino Filho (PSDB) lamentaram a decisão

09/07/2020 11:13

adiamento da segunda fase de reabertura do comércio de Teresina por mais uma semana, anunciado ontem (8) pelo prefeito Firmino Filho (PSDB), vem sendo alvo de críticas e questionamentos, tanto de políticos adversários como de aliados do gestor municipal.

Prefeito adiou a segunda fase da reabertura do comercio de Teresina (Foto: Arquivo/ODIA)

A decisão foi duramente rechaçada pelo presidente da Câmara Municipal (CMT), vereador Jeová Alencar (PSDB). Ele cobra uma solução para os problemas que a “desidratação econômica”, causada pelas medidas restritivas ao setor comercial, estão provocando aos teresinenses.

“Não vejo mais um protocolo, vejo um pacto para destruir a cidade e matar as pessoas (...) a cidade está fechada e o prefeito está insensível nessa questão do comércio e, infelizmente, com atitudes autoritárias”, argumentou o chefe do legislativo da capital.

Presidente da CMT, Jeová Alencar 

O argumento apresentado pela prefeitura para a prorrogação do cronograma de reabertura é o descumprimento das medidas isolamento e dos decretos municipais. A avaliação é que muitos estabelecimentos continuam abrindo suas portas mesmo sem autorização do poder público. 

Aliado do prefeito, o vereador Aluísio Sampaio (Progressistas) destacou o “bom trabalho” que vem sendo feito para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) na cidade, mas também lamentou a decisão que, segundo ele, prejudica a quem obedece todas as normas sanitárias. 

Mesmo aliado ao prefeito, Aluísio Sampaio lamentou a decisão anunciada por Firmino Filho (Foto: Arquivo/ODIA)

“Acredito que, assim como existem empresas abrindo na clandestinidade, também há outros empreendimentos que estão obedecendo a todos decretos municipais e viviam a expectativa e se planejavam para reabrir”, avaliou o parlamentar progressista.

Por fim, o vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT), afirmou que o gestor municipal não tem como cobrar o bom comportamento dos comerciantes locais quando falha ao não dar exemplo administrativo.

Líder da oposição na CMT, Dudu também criticou o adiamento da reabertura do comercio em Teresina (Foto: Reprodução/Ascom)

“O prefeito tem que aprender a dizer a verdade para o povo de Teresina. Quem não está cumprindo o papel de gestor é ele (...) quem não fez e não faz sua parte foi ele”, disparou o petista, que cobra transparência das ações de combate à doença na cidade, sobretudo da estrutura hospitalar.

Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: