Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Isolamento social em Teresina será mais rígido em todos os finais de semana de julho

O não cumprimento do decreto acarretará em punições, como multa, intervenção das atividades e até cassação do alvará

07/07/2020 10:04

O prefeito Firmino Filho publicou um novo decreto (nº 19.890), que desta vez determina maior rigidez no isolamento social em todos os finais de semana do mês de julho. O decreto, assinado ainda na tarde de ontem (06), estabelece que haverá restrições para o funcionamento de atividades econômicas em Teresina com o objetivo de melhorar o índice de isolamento social, evitando a disseminação do coronavírus, sobretudo agora que as atividades econômicas estão retornando gradativamente.

Para isso, as medidas de isolamento mais rígidas serão aplicadas nos dias 10, 11 e 12; nos dias 17, 18 e 19 e nos dias 24, 25 e 26 deste mês. O não cumprimento do decreto, por qualquer estabelecimento, serviço ou atividade que estejam em funcionamento e que não esteja permitido funcionar, resultará na aplicação de multas, intervenção total das atividades e até na cassação do alvará de localização e funcionamento.

Prefeito de Teresina, Firmino Filho (Foto: Assis Fernandes/ODIA)

Estão autorizados a funcionar nos dias de sexta-feira as seguintes atividades e estabelecimentos: mercados, supermercados, hipermercados e congêneres; panificadoras e padarias; serviços bancários; casas lotéricas; atividades de distribuição e comercialização de combustíveis, biocombustíveis, gás liquefeito de petróleo e demais derivados do petróleo; farmácias e drogarias, serviços de saúde; serviços de segurança e vigilância; serviços de delivery exclusivamente para alimentação pronta; órgãos e profissionais de comunicação; situações comprovadas de urgências e emergências.

Já nos dias de sábado e domingo, as atividades seguem com limitação ainda maior de funcionamento. Nestes dois dias poderão funcionar apenas farmácias e drogarias; serviços de saúde; serviços de segurança e vigilância; serviços de delivery exclusivamente para alimentação pronta e situações comprovadas de urgências e emergências.

“Ainda vamos precisar conviver com esse vírus por um bom tempo. E o nosso esforço para mantermos o isolamento social ainda é a melhor maneira de conseguir conter o avanço da doença na nossa cidade. Tivemos bons índices de isolamento social no último fim de semana, que chegou a 56,5%, mas precisando melhorar mais. Precisamos lembrar que a pandemia não acabou e não podemos banalizar a morte. Nada pode ser mais importante que a vida, daí a necessidade de medidas mais restritivas”, disse o prefeito.

O decreto determina ainda que os serviços públicos como energia elétrica, saneamento básico, funerários, segurança pública, telecomunicações e radiodifusão, além de estabelecimentos que funcionam operando fornos, em turnos ininterruptos de 24h, estão autorizados a funcionar neste período, respeitando as determinações sanitárias para a contenção no novo Coronavírus, inclusive, quanto aos atendimentos emergenciais.

Em suas redes sociais, o prefeito Firmino Filho lamentou a quantidade de pessoas que estavam circulando ontem no Centro de Teresina, primeiro dia de reabertura parcial das atividades econômicas, e pontuou que a população precisa fazer sua parte no combate ao coronavírus.

“Fico me perguntando quantas dessas pessoas realmente precisavam estar aí. Lamento muito que a população ainda não entendeu que o comportamento do vírus depende do nosso. Não tem fiscalização que dê conta se a maioria não contribuir.  Enquanto isso acontecer, continuaremos computando perdas. Tanto de vidas, como econômicas.”, disse em sua conta no Twitter.

Por: Isabela Lopes com informações da PMT
Mais sobre: