Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Reabertura do comércio em Teresina é adiada em uma semana

A segunda fase da flexibilização das atividades comerciais na capital, que estava prevista para acontecer na segunda (13), ficará agora para 20/07. População descumpriu protocolos, disse prefeito.

08/07/2020 11:24

A Prefeitura de Teresina decidiu adiar em uma semana a segunda fase de do cronograma de reabertura das atividades econômicas na capital. Pelo calendário inicial, essa segunda fase de flexibilização estava prevista para acontecer na próxima segunda-feira (13), mas por conta do descumprimento das medidas isolamento e dos decretos municipais por parte dos teresinenses nestes primeiros dias de afrouxamento, o prefeito Firmino Filho decidiu adiar a segunda fase em uma semana, então ela só deve começar no dia 20 de julho.

Leia também: Reabertura do comércio de Teresina acontece em quatro fases; veja o plano 

Nesta segunda-feira (06), começam a funcionar em Teresina os setores de: comércio de material de construção, vestuário, impressão e reprodução, atividades profissionais científicas e técnicas, indústria de transformação, indústria extrativa, agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e arquitetura. Mas a despeito dos decretos de isolamento e dos protocolos sanitários de contenção da covid-19, o que se viu fora ruas do Centro lotadas de gente indo e vindo e formando aglomerações.


O prefeito Firmino Filho disse que a população andou descumprindo o isolamento nestes últimos dias - Foto: O Dia

Foi por conta disso que o prefeito Firmino Filho decidiu desacelerar na reabertura e adiar o calendário de flexibilização das demais atividades econômicas.

“Vamos observar essa movimentação no Centro até a quinta-feira. Se não for respeitado, tomaremos novas medidas e se insistirem a abrir serviços não autorizados, vamos fechar e voltar atrás”, disparou Firmino Filho em coletiva de imprensa na manhã de hoje (08).

Vale lembrar que desde que foi estabelecido o calendário de retomada das atividades econômicas em Teresina, Firmino vinha afirmando que se fosse necessário, frearia a flexibilização e daria alguns passos atrás, caso houvesse o descumprimento por parte da população. O prefeito chegou a comparar essa reabertura com a descida de uma ladeira, na qual “na mesma medida em que se acelera, a gente deixa o pé no freio”. 

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: