Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

W. Dias troca diretor-geral do Detran-PI e PP tem primeira baixa no governo

Garcias Guedes Rodrigues Junior tomará posse na próxima segunda-feira (17), ocupando a vaga de Arão Lobão

11/08/2020 09:28

O governador Wellington Dias (PT) anunciou, nesta terça (11), o novo diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI). Trata-se do advogado Garcias Guedes Rodrigues Junior, que tomará posse no órgão na próxima segunda-feira (17), após o período de transição ao longo de toda essa semana.

Ele ocupará a função de Arão Lobão, indicado para a pasta pelo Progressistas (PP). Como o partido rompeu recentemente com o Governo do Estado, o agora ex-gestor esteve reunido ontem (10) com W. Dias, oportunidade onde colocou o cargo à disposição do governador, que confirmou a troca nesta manhã.

Arão Lobão, ex-diretor do Detran-PI (Foto: Elias Fontenele/ODIA)

Apesar da ruptura com o PP, sobretudo com o senador Ciro Nogueira, o governador ainda articula a manutenção do apoio político de alguns deputados do partido. Exemplo disso é o deputado Hélio Isaías, que garante sua permanência na Secretaria de Transportes (Setrans) mas ainda não confirma adesão automática ao projeto petista para 2022.

Além de Hélio Isaías, Dias tenta preservar a relação com outros parlamentares progressistas, como os deputados Wilson Brandão, atualmente na Secretaria de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis; Firmino Paulo, responsável pela indicação na Agência de Desenvolvimento Agropecuária (Adapi); e Margarete Coelho, que indicou a irmã Sádia Castro para a Secretaria de Meio Ambiente (Semam)

Por outro lado, Júlio Arcoverde, Lucy Soares, Iracema Portella e Átila Lira, nomes mais alinhados à Ciro Nogueira, devem seguir o senador e marcar oposição ao governador do Piauí

O novo diretor

Garcias Junior é pós-graduando em Direito Civil e Processo Civil, pós-graduando em Licitações e Contratos e já ocupou os cargos de diretor Administrativo e assessor técnico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e assessor técnico do Instituto de Águas e Esgotos do Estado do Piauí (Agespisa). 

Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: