Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

UFPI: Bolsonaro escolhe o professor Gildásio Guedes para ser o novo reitor

Informação foi confirmada pelo próprio professor Gildásio, que recebeu ligação do presidente. UFPI ainda não foi oficialmente notificada.

17/11/2020 09:29

O presidente Jair Bolsonaro escolheu o nome do professor Gildásio Guedes para ser o novo reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O professor confirmou à reportagem de O Dia que recebeu uma ligação do presidente lhe informando extraoficialmente que havia escolhido seu nome. No entanto, Gildásio disse que só vai se pronunciar em caráter oficial a respeito após a publicação no Diário Oficial da União (DOU).


Professor Gildásio Guedes foi escolhido por Bolsonaro para ser o novo reitor da UFPI - Foto: O Dia

A reportagem do Portalodia.com procurou a Universidade Federal do Piauí (UFPI) para se pronunciar a respeito, mas a instituição disse que não foi ainda oficialmente notificada e que ficou sabendo da escolha do nome de Gildásio Guedes através da mídia. 

Apesar de uma possível nomeação, Gildásio Guedes é apenas o terceiro colocado na lista tríplice encaminhada pelo Conselho Universitário (CONSUN) ainda no mês de setembro ao Ministério da Educação (MEC), após consulta acadêmica realizada pela UFPI vencida por André Macêdo e seu vice, Carlos Sait.

A expectativa da comunidade acadêmica era que a lista tríplice fosse respeitada, como tradicionalmente aconteceu nas últimas eleições de reitores, porém algumas das recentes escolhas do presidente da República para o comando de instituições federais de ensino não seguiram necessariamente este entendimento. 

Isso porque Bolsonaro tem buscado gestores com perfis mais alinhados ao seu espectro ideológico. Neste sentido, uma eventual opção por Macêdo era vista como improvável mesmo este sendo o mais votado por estudantes, professores e demais servidores da UFPI.

Isso porque além de seu vínculo com a atual administração da instituição marcada por desacordos com decisões do Governo Federal e onde ocupou mais recentemente a pró-reitoria de Planejamento e Orçamento, Sait é filiado desde 1995 ao Partido dos Trabalhadores (PT), principal adversário político do presidente.

Perfil do escolhido

Gildásio Guedes é formado em Matemática pela Universidade Federal do Piauí, mestre em Matemática Aplicada pela Universidade de Campinas e doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará. É professor da UFPI há 40 anos e ocupou diversos cargos administrativos. Atualmente, Gildásio é diretor do Centro de Educação Aberto e à Distância (CEAD-UFPI).

Por: Maria Clara Estrêla e Breno Cavalcante
Mais sobre: