Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Eleição UFPI: André Macêdo vence votação para reitoria da UFPI

André Macedo conquistou 3.864 votos de professores, técnicos administrativos e alunos

12/08/2020 21:09

O professor André Macêdo venceu a consulta à comunidade acadêmica para a nova reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI) gestão 2020/2024, realizada durante esta quarta-feira (12/08). Ele encabeçou a Chapa 4 (Fortalecer, Conectar e Inovar) que tem como vice-reitor o professor Carlos Sait. Eles conquistaram 3.864 votos de professores, técnicos administrativos e alunos, o que representou uma média ponderada de 45,64% dos votos.

“Agradecemos o apoio de todos nessa caminhada tão importante. Em meio aos desafios impostos nos últimos anos à administração pública brasileira, a UFPI criou estratégias visando ao aprimoramento de seu planejamento e gestão, buscando, sobretudo, a utilização precisa dos recursos. Diante dos muitos desafios a serem enfrentados, sobretudo em meio a esse cenário atual da pandemia provocada pela Covid-19, queremos aprimorar e avançar, em busca de melhores resultados para a instituição”, expressou André após a divulgação do resultado.

Carlos Sait e André Macêdo comemoram resultado da votação (Foto: Divulgação)

A chapa 3 (Ufpi Inclusiva, Inovadora e Sustentável) que teve a professora Nadir Nogueira como candidata a reitora apareceu em segundo lugar ao obter 4.168 votos e uma média ponderada de 27,23%. Já a chapa 2 (Experiência, Educação e Compromisso) do professor Gildásio Guedes, teve 4.987 votos e uma média ponderada de 21,14%.

Ao todo, cinco chapas disputaram o pleito que aconteceu pela primeira vez através de votação pela internet, devido a pandemia do novo coronavírus. Agora, o Conselho Universitário (Consun) formará a lista tríplice com as chapas com melhor votação e enviará para o Governo Federal escolher a nova composição da reitoria da UFPI.


Confira a apuração dos votos 

André Macêdo formou-se em 2005 pela UFPI no curso de Bacharelado em Ciência da Computação, no mesmo ano iniciou a Pós-Graduação em Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Em 2011, concluiu seu doutorado em Engenharia de Computação na UFRN, com tese sobre Localização e Mapeamento de ambientes usando robôs móveis. Foi diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação, entre 2013 e 2015, e Pró-Reitor de Planejamento e Orçamento, entre os anos de 2015 e 2020. Atualmente, é Docente Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Computação em nível de Mestrado e Doutorado.

Por: Otávio Neto
Mais sobre: