Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PT anuncia nesta sexta o novo presidente do partido no Piauí

O deputado Francisco Limma é o nome favorito para substituir Assis Carvalho, porém, outras tendencias partidárias também pleiteiam a vaga

24/07/2020 09:06

O diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) no Piauí realiza, nesta sexta-feira (24), uma reunião virtual da sua executiva para definir o substituto de Assis Carvalho, vítima de um infarto fatal no começo do mês, na presidência estadual da sigla, que ainda busca consenso para evitar o clima de disputa interna.

Isso porque a tendência partidária da qual Assis fazia parte, a Construindo um Novo Brasil (CNB), chegou a um acordo pelos nomes do deputado estadual Francisco Limma e do suplente parlamentar João de Deus para se alternarem no cargo máximo da agremiação no âmbito local, como explicou este último ao DIA.

Francisco Limma e João de Deus são as opções da CBN para a presidência do PT no Piauí (Foto: Arquivo/ODIA)

Embora tenha a maior quantidade de votos na executiva estadual do PT, a decisão da CNB enfrenta resistência de outras correntes, sobretudo da Resistência Socialista e da Democracia Socialista, que apresentaram o deputado Franzé Silva e o vereador de Teresina, Edilberto Borges, respectivamente, para pleitear a vaga. 

As tendências minoritárias buscam ampliar suas participações em espaços da estrutura partidária estadual e contam com uma estratégia para conseguir êxito no pleito. Segundo fontes ligadas ao partido, os grupos questionam a legitimidade do votos de alguns membros da CNB, que não estariam adimplentes com a sigla.

Mesmo de correntes minoritárias, Edilberto Borges e Franzé Silva também pleiteiam a vaga (Foto: Arquivo/ODIA)

O encontro, marcado para às 17h, deve discutir este e outros assuntos relacionados a escolha do novo presidente do PT no Piauí. Neste contexto, lideranças petistas ainda tentam evitar o confronto entre suas alas correligionárias e impedir que isso atrapalhe a estratégia para as eleições municipais deste ano.

Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: