Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Deputado Assis Carvalho morre após sofrer infarto em Oeiras

Deputado, com histórico de doenças cardíacas, não resistiu após passar mal na tarde deste domingo

05/07/2020 17:13

O deputado federal Assis Carvalho (PT) morreu na tarde deste domingo (5), após passar mal e ser internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Oeiras. A suspeita é que o parlamentar tenha sofrido um um principio de infarto

Assis Carvalho (Foto: Arquivo/ODIA)

Segundo informações de assessores, Assis Carvalho estava em seu sítio na zona rural de Oeiras, onde estava morando com a família por conta do isolamento social preventivo ao novo coronavírus (Covid-19), quando sentiu um mal estar. Depois disso, buscou atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.

Ainda de acordo com a assessoria, o parlamentar estava sendo estabilizado após complicações do seu quadro clínico mas, prestes a ser transferido para um hospital em Teresina, quando não resistiu a uma parada cardíaca. 

Em 2012 o deputado havia sido submetido a um cateterismo e uma angioplastia coronária, após sofrer um infarto agudo do miocárdio, músculo que constitui a parede do coração. Assis será velado e sepultado em Oeiras.

Alípio Sady, diretor do Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras lamentou a morte do parlamentar. “Perdemos um amigo, uma pessoa que se preocupava com a saúde pública do Estado, um defensor do sus e uma perda política irreparável para o nosso Estado. Um grande cidadão, uma pessoa que sempre trabalhou as causas dos mais necessitados, que sempre defendeu com unhas e dentes a democracia e que sempre teve aquele jeitão de brigar pelas coisas que ele acreditava que eram certas. É uma tristeza muito grande ter que manter agora só na lembrança, disse o médico. 


BIOGRAFIA

Natural de Oeiras, Assis Carvalho tinha 59 anos e era o atual presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) no Piauí, sigla pela qual militou durante toda sua trajetória política. No ano de 2016 foi eleito deputado estadual, o mais votado entre os petistas, licenciado-se para assumir a secretaria estadual de Saúde (Sesapi). Em 2010 foi eleito para uma cadeira na Câmara Federal, sendo reeleito em 2014 e 2018.

Formado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Assis Carvalho era bancário concursado da Caixa Econômica Federal. Foi na militância sindical da categoria, como presidente da Associação do Pessoal da Caixa (APCEF) e dirigente do Sindicato dos Bancários, que conheceu importantes colegas da vida política, como o próprio governador Wellington Dias (PT).

Além dos mandatos de deputado estadual e federal, também foi secretário de estado da Saúde (Sesapi), diretor do Departamento de Transito do Piauí (Detran-PI) e presidente da Empresa de Águas e Esgotos do Piauí S/A (Agespisa). 



Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: