Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PSDB traça estratégia para eleger o maior número de vereadores em Teresina

Partido mira crescimento das abstenções e queda do coeficiente eleitoral nas disputas municipais deste ano

09/07/2020 09:29

Além de tentar se manter na Prefeitura de Teresina, o PSDB também pretende eleger uma grande bancada de vereadores nas eleições municipais de 2020, como ocorreu, por exemplo, no pleito de quatro anos atrás, quando conseguiu eleger a maior quantidade parlamentares com um total de 41 mil votos.

“Nossa meta é fazer quatro vereadores e lutar pelo quinto. Se conseguirmos 60 mil votos elegemos cinco vereadores”, disse o vereador Venâncio Cardoso, filiado recentemente ao partido, que aposta no crescimento das abstenções e diminuição do coeficiente eleitoral necessário para conquistar uma cadeira no parlamento.

Venâncio trocou o PP pelo PSDB para disputar a reeleição (Foto: Arquivo/ODIA)

Caso esse cenário de muitos eleitores deixarem de votar não se confirme, o PSDB pode ter dificuldades para lograr êxito na sua estratégia. Sem nomes como o vereador Jeová Alencar, que trocou a legenda pelo MDB e que teve sozinho mais de 10 mil votos em 2016, perde sua chapa proporcional perde força.

Outro fato deve pesar na disputa, que é a não participação do vereador Samuel Silveira, segundo mais votado na eleição passada. Licenciado do mandato para integrar o secretariado do prefeito Firmino Filho (PSDB), não se descompatibilizou no período determinado pela Justiça Eleitoral e não poderá tentar a reeleição, mesmo com o novo cronograma eleitoral

Samuel Silveira

Apesar disso, Venâncio aposta que os vereadores que, assim como ele, chegaram ao partido recentemente, como Gustavo Carvalho e Ítalo Barros, além do regresso de Joninha, somarão forças ao capital político de Edson Melo, decano e um dos titulares mais antigos na CMT.

“Acredito que vamos ter uma votação interessante. Também temos candidatos novos com potencial muito forte para ganhar o mandato (...) A meta do PSDB é, de fato, se configurar como a maior bancada aqui na Câmara na próxima legislatura”, finalizou o tucano.

Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: