Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Francisco Costa mira bases eleitorais de Assis Carvalho para as eleições de 2022

O deputado estadual iniciou as articulações para disputar um mandato na Câmara Federal no próximo pleito

13/01/2021 17:05

Parlamentar de primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Francisco Costa (PT) articula uma candidatura a deputado federal nas próximas eleições. Para viabilizar o sucesso no pleito, o petista tenta atrair as bases do ex-deputado Assis Carvalho (PT), presidente do diretório estadual que faleceu precocemente no ano passado.

“Foi ele quem, de certa forma, me colocou na política (...) com a sua ausência, há a necessidade do partido ampliar os seus espaços. Irei dialogar aprofundadamente, primeiro com o próprio partido e com os familiares do deputado Assis, mas também com as lideranças que o acompanharam por muito tempo”, disse Costa em entrevista ao O DIA nesta quarta-feira (13).

Francisco Costa (Foto: Poliana Oliveira/Arquivo/ODIA)

Com a "anuência e incentivo” do governador Wellington Dias (PT), de quem é líder no legislativo estadual, o deputado admite que apesar do interesse pela vaga, sabe que a transferência das bases políticas e dos quase 130 votos obtidos pelo histórico líder piauiense do PT no pleito de 2018 não será acontecerá de forma automática, mas afirma já ter o apoio da maioria delas.

“Nos acompanharam nas eleições municipais de 2020, construindo esse trabalho para, em 2022, defendermos uma candidatura a deputado federal. No momento ainda estamos consultando as bases para apresentarmos um projeto no momento oportuno  (...) é um pouco do desenho que está feito, temos muito trabalho pela frente, mas vamos encarar esse novo desafio”, enfatizou o parlamentar.

Assis Carvalho e Francisco Costa, na campanha das eleições de 2018 (Foto: Reprodução/instagram)

Ex-prefeito de São Francisco do Piauí, Francisco Costa é considerado um dos “herdeiros políticos” de Assis Carvalho. Por influência do primeiro, este último ocupou a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) no terceiro mandato de W. Dias, ganhando projeção para, em 2018, ser eleito deputado estadual pela primeira vez.

Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: