Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Francisco Costa

Conheça o deputado estadual Francisco Costa.

24/10/2020 16:45

Francisco de Assis Oliveira Costa nasceu em 14 de Outubro de 1979, em São Francisco do Piauí. É médico, formado em 2004, pela Universidade Federal de Campina Grande(PB). Pós-graduado em Endocrinologia e Medico Legista, é concursado pelo Governo do Estado do Piauí e Fundação Municipal de Saúde, em Teresina. 

Foto: Divulgação/Alepi

Como médico, atuou na Estratégia Saúde da Família, em Hospitais Regionais e SAMU. 

Filiado ao Partido dos Trabalhadores, iniciou na política em 2008, época em que foi eleito pela primeira vez prefeito de São Francisco do Piauí. Por sua atuação de destaque na gestão municipal foi reeleito em 2012. 

Em 2014, participou do plano de governo na campanha de Wellington Dias, quando foi convidado para assumir a pasta da Saúde do Estado.

Como secretário de Saúde do Piauí, avançou na política de descentralização dos serviços, destacando as ações voltadas para o fortalecimento da assistência médico-hospitalar. Abertura de leitos de UTI adulta e neonatal, construção de Centros de Parto Normal, Casa das Gestantes, Unidade de Pronto Atendimento(UPA). 

Também executou programas itinerantes, como o Olhar Bem, e a realização de mais de 10 mil cirurgias de catarata. O Passo à Frente, com a confecção e entrega de órteses e próteses, contemplando cerca de 10 mil pessoas em todo estado.

Além de Secretário de Estado, Francisco Costa foi diretor do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí, estando à frente no processo de subconcessão do sistema de água em Teresina, o que possibilitou a ampliação e modernização dos serviços.

Fonte: Da Redação
Mais sobre: