Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dr. Pessoa descarta criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública

No início do mandato, Dr. Pessoa havia confirmado a criação da pasta por meio de reforma administrativa.

22/01/2021 11:09

Após 22 dias à frente da Prefeitura Municipal de Teresina, o prefeito da CapitalDr. Pessoa (MDB), descartou a possibilidade de criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública, uma das suas principais propostas de campanha.

No início do mandato, Dr. Pessoa havia confirmado a criação da pasta por meio de reforma administrativa. Contudo, nesta sexta-feira (22), negou à imprensa que levará a proposta adiante, já que, segundo ele, o município passa por uma crise financeira.

Foto: Assis Fernandes/O Dia

A saída, segundo o prefeito, é qualificar a Guarda Civil Municipal e fortalecer as parcerias com o Governo Estadual e Federal no âmbito da Segurança Pública. 

"Há a possibilidade de melhorar e qualificar a Guarda Municipal, que foi, em parte, colocada de forma eleitoreira, embora tenha passado em concurso público. Já estive conversando sobre esse assunto com o governador, ele disse que tem as academias para qualificar mais ainda esses guardas e, consequentemente, vamos ampliar a possibilidade de não ter a Secretaria de Segurança", afirmou.

O prefeito destacou ainda que a prioridade é manter o salário dos servidores. "Estamos vivendo um momento difícil, não vamos colocar em risco a vida dos trabalhadores, o salário desses trabalhadores é sagrado", completou.

O tenente-coronel da reserva do Exército Brasileiro, Nixon Frota (PRTB), chegou a ser cotado para assumir a chefia da Secretaria Municipal de Segurança Pública, mas foi nomeado como comandante da Guarda Civil Municipal, até a criação da pasta. Com o fim da proposta, Nixon Frota deverá permanecer no comando da GCM.


Mais sobre: