Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Guarda Civil pode contribuir com a segurança pública da capital, avalia Nixon Frota

Novo comandante afirma que uma das prioridades da sua gestão será aproximar o órgão das comunidades e dos mais vulneráveis

11/01/2021 15:04

Novo comandante da Guarda Civil Municipal de Teresina (GCM), Nixon Frota (PRTB) afirmou nesta segunda-feira (12), em entrevista ao O DIA, que uma das prioridades da sua gestão será uma maior sintonia do órgão com os anseios dos teresinenses. “A diretriz do nosso prefeito é que os agentes da estejam sempre próximos das comunidades, voltados sobretudo para os mais vulneráveis", pontuou.

Neste sentido, o tenente-coronel da reserva do Exército Brasileiro e ex-comandante do 25° Batalhão de Caçadores (25BC) avalia que além das ações de proteção patrimonial do município, a GCM também pode atuar como mais um mecanismo de proteção da população e de combate à criminalidade em toda a cidade. 

Nixon Frota (Foto: Elias Fontenele/ODIA)

“Queremos melhorar e aperfeiçoar a segurança pública do município. É uma responsabilidade do estado, mas podemos contribuir de alguma forma, é isso que estamos avaliando, fazendo diagnósticos para definir objetivos, metas e traçar uma estratégia para que possamos cumprir essa missão com qualidade e eficiência”, ressaltou o comandante.

Para tanto, Nixon Frota defende não apenas a integração da GCM com outras forças de segurança, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), e o incentivo ao trabalho de inteligência, mas também adequá-la às normas para que ela possa integrar o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). “Isso é importante para que possamos receber recursos federais”, explica.

Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: