Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Deputados estaduais solicitam reabertura do Hospital de Campanha do Verdão

O requerimento, apresentado pela deputada Teresa Britto, foi aprovado e encaminhado ao governador Wellington Dias

25/02/2021 15:17

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, durante a sessão virtual realizada nesta quinta-feira (25), um requerimento solicitando a reabertura do Hospital de Campanha Estadual (HCE), que funcionava no Ginásio  de Esportes Dirceu Mendes Arcoverde, o Verdão, em Teresina. Após a deliberação, o documento elaborado pela deputada Teresa Britto (PV) foi encaminhado ao governador Wellington Dias (PT).

O pedido acontece no momento em que tanto  o número de casos e mortes pelo novo coronavírus (Covid-19) como a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) para pacientes com quadros graves da doença tem crescido em todo o estado. A capital, por exemplo, chegou a ficar sem nenhuma vaga disponível nesta semana, preocupando as autoridades municipais e estaduais. 


(Foto: Divulgação/CCom)

“O pedido é devido esse avanço da doença no estado do Piauí. Teresina chegou ao ponto máximo dos leitos clínicos e de UTI. Nossa rede hospitalar estadual não é boa (...) Espero que o governador possa estar reestruturando esse hospital de campanha, deixando um suporte maior para os  piauienses”, defende Britto.

Hospital de Campanha do Verdão foi entregue pelo Governo do Estado em maio de 2020. O empreendimento, orçado em R$ 5 milhões, expandiu e reforçou a rede pública de saúde com a abertura de mais 103 leitos, entre clínicos e de estabilização, para suprir a demanda de atendimentos causada pelo aumento dos casos de Covid-19.


LEIA TAMBÉM: Piauí perdeu 165 leitos de UTI desde julho do ano passado; 136 em Teresina 

Ao todo, a nova unidade foi responsável pelo atendimento de 402 pacientes, no entanto, foi desativada menos de três meses após sua inauguração. Naquela ocasião, as autoridades justificaram o encerramento das atividades do HCE pela redução da taxa de ocupação de leitos hospitalares da rede pública estadual.

Fonte: Com informações da Alepi
Mais sobre: