Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19: Piauí perdeu 165 leitos de UTI desde julho do ano passado; 136 em Teresina

Segundo o levantamento, o Piauí perdeu quase metade dos leitos clínicos destinados ao atendimento exclusivo de pacientes com covid-19.

24/02/2021 12:32

Um balanço feito pelo Portalodia.com, com base em dados divulgados nos boletins Covid-19 da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), revela uma redução de 165 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Piauí. A comparação foi feita considerando o período com maior número de leitos de UTI disponíveis no Estado, registrado em 30 de julho do ano passado, e o último boletim divulgado pela Sesapi, no último dia 21 de fevereiro. De acordo com o levantamento, foi possível identificar que, dos 165 leitos de UTI fechados no Piauí, 136 estavam instalados em Teresina. 


Leia também: 

Governo estadual decreta toque de recolher de 23h às 5h

Covid-19: Sesapi alerta para possível falta de kit intubação

Parnaíba: hospital de campanha deve ser reativado em caráter de urgência



O Portalodia.com verificou que, em 30 de julho de 2020, o Estado possuía 458 leitos de UTI, sendo 326 na capital e 190 no interior. Contudo, em sete meses, esse número apresentou uma queda considerável, passando a ser de apenas 293 em todo o Estado, menor do que do total de leitos que apenas a capital possuía naquele período. Atualmente, Teresina possui 190 leitos de UTI, enquanto os municípios do interior possuem somente 103.

Foto: Mário Oliveira/Fotos Públicas

A redução no número de leitos disponíveis incide diretamente na taxa de ocupação registrada nos últimos dias, como se pode observar a partir do alerta feito ontem (24) pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). Nessa terça-feira, todos os 132 leitos de UTI disponíveis na rede pública da capital estavam ocupados e não havia mais vagas para internação de pacientes em estado grave. Contudo, em julho, o número de leitos ocupados na rede pública era ainda maior do que o registrado nessa terça-feira, mas representava menos de 50% dos leitos disponíveis na época. De acordo com o boletim do dia 30 de julho, dos 371 leitos disponíveis na rede pública da capital, incluindo aqueles contratados pelo poder estadual junto às unidades de saúde da rede privada, 159 estavam ocupados.

Confira abaixo a tabela comparativa entre os dias 30 de julho de 2020 e 21 de fevereiro de 2021:


Leitos clínicos reduzem 66% na Capital

Outro dado preocupante diz respeito ao número de leitos clínicos fechados no Piauí. O balanço feito pelo Portalodia.com usou como parâmetro o dia 30 de junho, data com maior número de leitos disponíveis, no comparativo com o dia 21 de fevereiro. Segundo o levantamento, o Estado perdeu quase metade dos leitos clínicos destinados ao atendimento exclusivo de pacientes com covid-19. Enquanto em 30 de junho o número de leitos clínicos era de 1.038 em todo o Estado, em 21 de fevereiro apenas 594 leitos estavam disponíveis no Piauí.

Assim como os leitos de UTI, o comparativo aponta que a maior queda no número de leitos ocorreu na Capital. Enquanto em junho de 2020, Teresina possuía 583 leitos clínicos covid, em 21 de fevereiro esse índice caiu drasticamente para 196, uma redução de 66%, equivalente a 387 leitos fechados. Nesse ínterim, os municípios do interior tiveram uma redução de apenas 57 leitos, passando de 455 para 398 durante igual período.

O levantamento aponta ainda que, dos 1.038 leitos clínicos disponíveis em junho de 2020, 763 eram da rede pública e 275 da rede privada. Em contrapartida, em 21 de fevereiro, o Piauí possuía 475 leitos públicos e 119 privados.

Além disso, também foi verificado que Teresina possuía 340 leitos ocupados em junho e 141 em fevereiro deste ano. Do mesmo modo, no interior eram 209 leitos ocupados há oito meses e agora são 223 leitos.

Confira abaixo a tabela comparativa entre os dias 30 de junho e 21 de fevereiro:


Contraponto

A reportagem do Portalodia.com entrou em contato com a Fundação Municipal de Saúde, que informou que a redução de leitos clínicos e de UTI na Capital é de responsabilidade da Sesapi, uma vez que a queda no número de leitos se deu, segundo a FMS, naqueles contratados pelo poder estadual junto às unidades de saúde da rede privada.

Já a Sesapi esclareceu que, com a redução dos casos de covid-19, foram desmobilizados os leitos do Hospital de Campanha do Verdão e ampliados os investimentos nos hospitais estaduais e regionais. “A rede de saúde referenciada para coronavírus conta atualmente com cerca de 1 mil leitos clínicos e com respiradores, número que vem sendo ampliado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde, de acordo com as necessidades”, disse.

Sobre a redução dos leitos contratados junto à rede privada, a Sesapi ainda não emitiu nenhum posicionamento. O O Dia reitera que o espaço continua aberto para quaisquer esclarecimentos sobre o fato.

Mais sobre: