• Canta
  • SOS Unimed
  • Fagner
  • Trilha das emoções
  • Novo app Jornal O Dia

Polícia do Piauí e dos EUA farão novas diligências no estado

Polícia Civil deverá cumprir diligências em municípios do estado como desdobramentos da operação Visto Fake

28/08/2019 14:19h - Atualizado em 28/08/2019 17:51h

Em entrevista à FM O Dia nesta quarta-feira (28), o delegadoMatheus Zanatta afirmou que a Polícia Civil, em parceria com a Polícia Federal dos Estados Unidos, está dando prosseguimento às investigações iniciadas   com aOperação Visto Fake, que deverá ter novos desdobramentos em breve.

A primeira fase da operação aconteceu no mês de julho  e prendeu três pessoas suspeitas de falsificar documentos para entrar ilegalmente nos EUA, o que gerou uma repercussão internacional.

Segundo o delegado, o próximo passo é localizar as pessoas envolvidas com o esquema e executar os mandados. No Piauí, alguns já foram localizados e são da região do município de Assunção do Piauí, porém outras cidades também estão na lista de atuação dos policiais. 

“Resolvemos iniciar por lá e vamos, nas próximas etapas, decidir em qual cidade vamos abarcar depois”, completa.


Delegado Matheus Zanatta explica cooperação entre polícia do Piauí e dos EUA. (Foto: Elias Fontenele/O Dia)

O delegado afirma que o grupo falsificava documentos que possibilitavam a entrada de brasileiros para ficar de forma passageira ou permanente no país. O crime levantou suspeita do Consulado Americano em Recife (PE), que agora atua em constante parceria com a polícia piauiense e deverá cumprir diligências em uma segunda fase nos próximos meses.

“Eles produziam extratos bancários, com movimentação muito alta, Imposto de Renda com documentos falsos, declaração de faculdade. Tentavam construir esse vínculo e com esses documentos falsos eles tentavam tirar o visto”, diz Zanatta.

Com a repercussão internacional da operação, a Polícia Civilbusca aperfeiçoar a cooperação por meio de cursos dados pela própria polícia americana, que traz experiências já aplicadas em outros estados do Brasil.

Operação Visto Fake

A Operação Visto Fake prendeu 3 pessoas que falsificavam documentos para facilitar a retirada de visto americano. As prisões aconteceram no dia 02 de julho. O grupo atuava nos consulados de Recife, Brasília e Rio de Janeiro. Um dos integrantes foi preso no município de Assunção do Piauí, que levou a polícia a prosseguir com as investigações a pessoas da região.




Por: Rodrigo Antunes

Deixe seu comentário