Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Wellington Dias anuncia "œLei Seca" para conter a transmissão da Covid-19

A medida acontece em meio a alta nos números de casos e mortes por Covid-19

19/10/2020 14:30

Em entrevista à imprensa nesta segunda-feira (19), o governador Wellington Dias (PT) confirmou que o Estado vai aderir a “Lei Seca” (proibição de bebidas alcoólicas) nos finais de semana como medida de combate ao novo coronavírus. A medida acontece em meio a alta nos números de casos confirmados e mortes por Covid-19 .

Foto: Arquivo/ ODIA

O anúncio ocorreu durante solenidade de inauguração do Centro de Reabilitação – CER IV, em comemoração ao Dia do Piauí, no município de Parnaíba, litoral do Piauí. As datas serão publicadas em decreto. 

"Vamos ter a 'Lei Seca' na sexta, no sábado e domingo. Estamos adotando novas medidas de restrição que foram aprovadas pelo COE (Centro Operacional de Emergência) na última sexta-feira (16)”, disse o governador sem mencionar datas.

Na semana passada, o governador se reuniu, em ambiente virtual, com membros do Comitê de Operações Especiais (COE) para analisar quadro da doença no Estado. Na reunião, ficou definido que os partidos políticos devem ser convocados para reunião  com representantes da Justiça Eleitoral, Ministério Público e Vigilância Sanitária, para reapresentação do regramento a ser cumprido pelos candidatos e coligações durante a campanha eleitoral. Além disso, o COE solicitou um relatório detalhado de quais municípios registraram maiores índices de infecção pelo vírus.

Conforme o COE, uma das principais causas para o crescimento dos dados é aglomeração de pessoas em eventos sociais e políticos . O mesmo vale para o descumprimento de outras medidas sanitárias estabelecidas pelos órgãos em saúde do Piauí.

São Raimundo Nonato sem leitos

O governador Wellington Dias determinou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) que volte a atenção para São Raimundo Nonato, onde a ocupação de vagas na UTI chegou a 100%  na última sexta-feira. A cidade não tem mais condição de receber pacientes regulados, ou seja, transferidos de outras unidades.

Por: Jorge Machado, do Jornal O Dia
Mais sobre: