Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

São Raimundo Nonato fica sem leitos de UTI livres após alta nos casos

Com a média móvel de casos e óbitos por covid-19 subindo no Piauí, as atenções voltam novamente para a capacidade de atendimento da rede hospitalar

19/10/2020 10:24

expectativa da segunda onda da pandemia de covid-19 chegar ao Piauí é real, era o que vinham dizendo pesquisadores e estatísticos. Com o aumento seguido de casos e mortes por covid-19, as atenções se voltam novamente para a situação da rede hospitalar e a capacidade de atendimento e internação de pacientes com necessidade de atendimento especializado. A média móvel de casos confirmados do coronavírus no Piauí está na casa dos 556,3 novos registros da doença nos últimos 14 dias. A média de óbitos no mesmo período está em 9,9 novos registros diários.

E já há hospital no interior do Estado sem capacidade de receber mais pacientes graves. É o caso de São Raimundo Nonato, que já está com 100% de seus leitos de UTI covid ocupados. As 15 vagas disponibilizadas no Hospital Regional Senador Cândido Ferraz já estão em uso e a unidade não tem mais condição de receber pacientes regulados, ou seja, transferidos de outras unidades.


Foto: Ccom Piauí

Em todo o Piauí, a taxa de ocupação de leitos de UTI está na casa dos 47,9%. De acordo com o último boletim epidemiológico da Sesapi (Secretaria Estadual de Saúde), o Estado possui atualmente 188 pacientes graves internados. A capacidade total de internação em UTI que o Piauí possui para covid-19 é de 361 leitos. 

Aqui em Teresina, a situação também preocupa, já que a cidade também andou registrado aumento nos casos e óbitos relacionados à covid-19 nos últimos dias. A capital piauiense atualmente tem 36.0063 infectados pelo coronavírus e 1.081 vítimas fatais da doença, e muito embora a situação na rede pública esteja com folga de vagas, conforme apontam os boletins de internações da Sesapi, há hospitais na rede particular de Teresina que possuem somente dois leitos para pacientes covid graves disponíveis. 

No caso da rede pública, o Hospital Universitário, por exemplo, conta no momento com somente um leito de UTI covid livre. O hospital de referência para os casos da doença em Teresina, o Natan Portela (HDIC) tem 14 de suas vagas de UTI ocupadas; já o Hospital do Monte Castelo, em contrapartida, não registra nenhuma internação em UTI tendo cinco leitos disponíveis.


Foto: O Dia

Governo adota medidas de contenção

Diante do aumento nos casos de covid-19 nos últimos dias e da necessidade de contenção dos níveis da doença, o Governo do Estado vem anunciando medidas de emergência. Um dos fatores que estaria causando essa subida da curva pandêmica, segundo os especialistas, seriam as campanhas eleitorais corpo a corpo. 

Em reunião com o COE (Comitê de Operações Emergenciais) na semana passada, o governador Wellington Dias convocou os partidos políticos para discutir a formação de aglomerações durante as campanhas. Em pelo menos nove cidades do Sul Piauí, a campanha eleitoral foi suspensa por 15 dias após acordo entre partidos e grupos políticos da região.


Wellington Dias chamou partidos políticos para reunião - Foto: Assis Fernandes/O Dia

Nesta segunda-feira (19), data em que se comemora o Dia do Piauí e a adesão do Estado ao movimento de Independência do Brasil, o governador Wellington Dias decretou ponto facultativo para todas as esferas do funcionalismo público estadual. A ideia é aumentar os índices de isolamento social no estado, uma vez que o feriado que seria celebrado hoje já foi antecipado para o dia 15 de maio justamente em razão da pandemia.

As autoridades de saúde fazem o apelo à população e lembram que a pandemia não acabou e que a segunda onda pode sim atingir o Estado à semelhança do que já acontece em outras regiões brasileiras e em diversos países europeus que já decretaram medidas mais severas de isolamento. “Não devemos baixar a guarda para cuidados básicos como lavar sempre as mãos, usar máscara ao sair de casa e todo o protocolo que as autoridade de saúde recomendam”, frisou o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: