Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vacinação no Piauí deve respeitar prioridade, recomenda MPPI

A aplicação deve começar pelos "˜trabalhadores da saúde, pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência

18/01/2021 16:16

A Campanha Nacional de Vacinação contra a COVID-19 no Piauí deve respeitar os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde, segundo a recomendação do Ministério Público do Piauí na manhã desta segunda-feira (18). 


Leia tambémPacientes de Manaus apresentam melhoras e seguem internados no HU 

UTI Covid : Hospital de Oeiras e da PM estão com 100% de lotação 


No documento, a 12ª Promotoria de Justiça de Teresina orienta a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) solicita que sejam seguidas as orientações do informe técnico elaborado pelo governo federal que traz diretrizes e orientações técnicas e operacionais para a estruturação e operacionalização da campanha nacional de vacinação.

Segundo a recomendação, a aplicação deve começar pelos ‘trabalhadores da saúde, pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas), pessoas maiores de 18 anos com deficiência que estão em residências inclusivas (institucionalizadas) e indígenas vivendo em terras indígenas’. 

(Foto: Jailson Soares / O Dia)

Seguindo a lista de prioridades estão povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e comunidades tradicionais quilombolas, pessoas com determinadas comorbidades, população privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, pessoas em situação de rua, forças de segurança e salvamento, forças armadas, pessoas com deficiência permanente grave, trabalhadores da educação, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, de transporte metroviário e ferroviário, de transporte aéreo, de transportes portuário s e aquaviários.

A Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS)  definiu que as 11 mil doses da vacina Coronavac que chegaram a Teresina serão aplicadas em profissionais de saúde da rede pública e privada; idosos, deficientes e profissionais de instituições de longa permanência (asilos) nesta primeira etapa da campanha. A Sesapi seguirá a sequência de prioridade. 

Mais sobre: