Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vacinação Covid: municípios devem seguir orientação dos grupos prioritários

No Piauí, mais de 70 mil profissionais da saúde serão imunizados; desses, 362 pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas

20/01/2021 12:03

Desde ontem (19) os municípios piauienses estão recebendo as doses das vacinas Coronavac para iniciar a Campanha de Vacinação, que chegaram ao Estado na última segunda-feira. Ao todo, o Piauí recebeu 61,2 mil doses, que serão distribuídas às 224 cidades. Nessa primeira fase, mais de 70 mil profissionais da saúde serão imunizados. Desses, 362 pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas.

Leia também: Ribeira do Piauí é o município que menos recebeu doses da CoronaVac 

A vacinação deve seguir a orientação dos grupos prioritários imunizando, inicialmente, atendendo os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao Covid-19 e pessoas idosas acima de 75 anos. O primeiro lote atenderá 34% dos profissionais de saúde e que estão trabalhando em contato direto com o vírus (médicos, enfermeiros, técnicos de UTI, funcionários dos Prontos-socorros e Centros Covid).

(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) divulgou a lista com a quantidade de doses que cada município vai receber e informou que as cidades ficarão a cargo de organizar a vacinação, seguindo essas orientações.

Leia também: Vacinação no Piauí deve respeitar prioridade, recomenda MPPI 

Em Teresina, 11.382 doses foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. Desse total, 277 serão destinadas a pessoas com 60 ou mais institucionalizadas. A capital conta com 32.622 trabalhadores da saúde, mas apenas 11.105 serão imunizados. Ontem (19), quando teve início a campanha na capital, 281 pessoas já foram imunizadas.

Em Parnaíba, cidade no litoral piauiense, foram entregues ontem 1.314 doses da vacina, sendo que dessas 17 serão destinadas a pessoas com 60 ou mais institucionalizadas. No município existem 3.816 trabalhadores da saúde. A cidade ainda não definiu data para iniciar a vacinação no restante da população.

Porém, dois prefeitos burlaram as recomendações dos grupos prioritários e já se vacinaram antes mesmo que os profissionais de saúde que atuam na linha de frente da Covid-19 das cidades.

O primeiro caso ocorreu em Guaribas do Piauí, a 487 km de Teresina. O prefeito Joércio Matias de Andrade (MDB) foi o primeiro a ser vacinado na cidade, de acordo com imagens divulgadas nas redes sociais. O outro prefeito que também já se vacinou foi Francisco Wagner Pires Coelho, do município de Uruçuí. Apesar de ser médico e ter 74 anos, ele não trabalha diretamente em contato com o vírus, nem faz parte do grupo de risco.

Por: Isabela Lopes
Mais sobre: