Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19: prefeitos de Guaribas e Uruçuí furam fila e são os primeiros vacinados

A vacinação deve seguir a orientação dos grupos prioritários imunizando: profissionais de saúde que estão na linha de frente e pessoas idosas acima de 75 anos.

20/01/2021 11:42

Dois prefeitos do Piauí furaram a fila de prioridade da vacinação contra Covid-19 no Estado. O prefeito de Uruçui, Francisco Wagner Pires Coelho, conhecido como Dr. Wagner Coelho, do Progressistas, foi o primeiro a ser imunizado no seu município contra o novo coronavírus, mesmo que em suas redes sociais o gestor tenha afirmado que a prioridade eram os profissionais da Saúde em atuação.“Com grande alegria recebi hoje as doses de vacina contra a Covid-19, que vai imunizar os profissionais de Saúde da linha de frente no combate a doença”. 


Leia também:

Vacinação no Piauí deve respeitar prioridade, recomenda MPPI 

Vacinação Covid: municípios devem seguir orientação dos grupos prioritários 


Dr Wagner é médico, nasceu em 29 de março de 1946 e tem 74 anos de idade, porém ele não atua dentro das unidade de Saúde junto aos pacientes covid, e mesmo sendo idoso, não possui a idade definida pelo Plano de Vacinação do Ministério da Saúde para receber a vacina.  A vacinação nos municípios deve seguir a orientação dos grupos prioritários imunizando, inicialmente, atendendo os profissionais de Saúde que estão na linha de frente no combate ao Covid-19 e pessoas idosas acima de 75 anos.

Uruçuí recebeu 115 doses para imunizar os 338 profissionais de Saúde que estão no enfrentamento da pandemia.

Outro gestor que tem chamado atenção e repercussão nas redes sociais é o prefeito de Guaribas do Piauí, Joercio Matias de Andrade (MDB), que também teria sido o primeiro a ser vacinado na cidade, de acordo com imagens divulgadas na internet.

O prefeito Joercio Andrade é agricultor e tem 40 anos, sendo assim, ele também não faz parte do grupo de prioridade para vacinação contra covid-19. Joercio é natural de Caracol e assumiu a prefeitura de Guaribas do Piauí no dia 01 de janeiro de 2021. A cidade piauiense tem 4.568 habitantes e um PIB de R$ 30.674.071,00 e um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,508, segundo a última medição do IBGE, que é de 2010. O IDH vai de 0 a 1 – quanto maior, mais desenvolvida a cidade – e tem como base indicadores de saúde, educação e renda. 


Covid-19: prefeitos de Guaribas e Uruçuí furam fila e são os primeiros vacinados. Foto: Reprodução/ Redes Sociais

De acordo com um morador de Guaribas que não quis se identificar, a população está indignada com a situação. "Ele foi vacinado mesmo, é uma vergonha. Tem tantos idosos necessitando, estamos todos indignados com essa atitude. Inclusive, tem uma agente de Saúde que é idosa e não tomou a vacina, porque não tinha. Ela era mais o prioridade", afirmou o popular ao PortalODIA.com.

 A equipe do PortalODia.com tentou contato com o prefeito de Guaribas, mas até a publicação desta matéria não houve retorno. Reiteramos que o espaço está aberto para futuros esclarecimentos.

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que não fiscaliza o uso das doses, que esta ação fica a cargo dos próprios municípios e do Ministério da Saúde. 

Por: Sandy Swamy
Mais sobre: