Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vacinação Covid: 123 pessoas apresentaram reações adversas; sintomas são esperados

Após tomar a vacina, o antígeno não causa infecção, mas ativa o sistema imunológico para criar uma defesa contra o patógeno.

04/02/2021 11:18

No Piauí, até o dia 02 de fevereiro, 123 casos de pessoas que tiveram reações adversas, relacionada a vacina contra covid-19, foram notificados para Sesapi. As notificações são de 24 municípios do Estado. Vale ressaltar que as vacinas carregam um antígeno, que pode ser o vírus inteiro em uma forma inofensiva ou partes dele. O antígeno não causa infecção, mas ativa o sistema imunológico para criar uma defesa contra o patógeno, segundo o Instituto Butantan


Leia também:

Solo piauiense: imunizados destacam a importância da dose para salvar vidas 

Picos aproveita sobras de vacina para imunizar nove pessoas; entenda 


Assim, ao penetrar o tecido muscular, a vacina faz com que o corpo inicie um processo de gerar as células imunológicas com a função específica de combater aquele invasor. Em um período de cerca de uma semana, essas células se multiplicam muito. Portanto, algumas reações são comuns. A Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, explica sobre como o corpo reage no corpo humano.


Cristiane Barbosa da Silva, de 38 anos, que é cozinheira do Hospital Regional Deolindo Couto (HRDC), localizado em Oeiras, foi uma dos piauienses que tiveram sintomas após receber imunização da primeira dose da vacina AstraZeneca da Oxford.

 “Eu tomei a vacina 13h da tarde, e não senti nada, e quando foi 23:30h da noite eu acordei com muita febre, calafrio e dor de cabeça, que durou até 5h da manhã”, diz Cristiane Barbosa.

Após sentir as reações, Cristiane Barbosa se deslocou até o hospital e tomou as medicações para aliviar os sintomas. Ao chegar no local de trabalho, foi informada pelos colegas que outras pessoas também sentiram algumas dores após a imunização. À princípio a cozinheira ficou com medo e receio de tomar a segunda dose, mas compreendeu que são sintomas leves que podem ocorrer com qualquer vacina.


Vacinação Covid: 123 pessoas apresentaram reações adversas; sintomas são esperados. Foto: Divulgação

Vacinação

Campanha de Vacinação contra a Covid-19  em Teresina, iniciou na tarde do dia 19 de janeiro. A cerimônia simbólica foi realizada no Hospital da Primavera , unidade localizada na zona Norte da capital, onde os profissionais que trabalham exclusivamente com pacientes infectados pelo novo coronavírus (Covid-19) foram contemplados pela iniciativa. Após o inicio da vacinação, os profissionais das unidades de atendimento de Saúde do Estado, estão sendo informadas sobre as possíveis reações após a primeira dose da vacinação, e como reagir diante do paciente, como explica Cristiane Moura Fé, diretora de Vigilância e Atenção à Saúde.

 “A orientação para este tipo de vacina, que é uma vacina nova, é de que todas as queixas que forem feitas e suspeitas que existirem a nível de município- que estejam relacionadas com a administração da dose da vacina- sejam feitas a formalização do relato no sistema de informação”, explica Cristiane Moura Fé.

Há dois sistemas operando nesse sentido: o de eventos adversos pós-vacinais e o que foi recentemente criado especialmente para trabalhar com a covid-19, que é o SUS Notifica. Os dois podem ser acessados em todos os pontos de atenção de saúde tanto municipais quanto estaduais. Vale lembrar que para que ocorra a vacinação, é preciso este sistema estar implantado, e para que o evento adverso seja de fato analisado, ele precisa estar formalizado nessa ferramenta. 

Neste sistema, os municípios são obrigados a fazer este registro, e logo depois é feito uma análise sobre a queixa e o encerramento dos casos, - neste momento, é informado se o relato tem relação ou não com as doses de vacinas aplicadas. 

“Das 123 que foram notificadas no Piauí, todas foram relacionadas como reação leve, sabemos que existe muitas dúvidas e que possam aparecer diversos tipos de notificações, por isso é importante analisar todas”, esclarece Cristiane Moura Fé. 

Veja no quadro abaixo quais são as reações adversas que o paciente pode sentir:

Mais sobre: