Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Picos aproveita sobras de vacina para imunizar nove pessoas; entenda

A ação foi comemorada pelos servidores

29/01/2021 17:00

A Prefeitura de Picos, no Sul do Piauí, divulgou na tarde desta sexta-feira (29) que conseguiu imunizar nove pessoas a mais do que o previsto na cidade. Isso só foi possível porque os profissionais responsáveis pela aplicação aproveitaram as sobras de cada frasco da vacina de Oxford aplicadas em idosos e profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate à doença. A ação foi comemorada pelos servidores.

Foto: Reprodução/ Prefeitura de Picos

Para evitar o desperdício de uma pequena parte do imunizante que sobra, a Coordenadora da Imunização, Mariana fontes, explicou que os frascos da vacina de Oxford, que são fabricados pelo laboratório da Índia, informam de dez doses por frasco, porém o laboratório incluiu mais uma para deter perdas. “Quando aspirada de forma minuciosa e cuidadosa a quantidade exata de vacina chega até onze doses por frasco”, explicou.

O secretário do município, Aldo Gil, buscou orientação junto a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) para saber como proceder de forma mais adequada e não haver desperdício de vacina. A gente entrou em contato com a SESAPI para pedir orientação em relação às sobras, eles responderam que não tinha problema algum em continuar a vacina”, declarou.

A coordenadora informou ainda que todas as sobras foram destinadas aos profissionais da saúde, em continuidade à vacinação dos grupos prioritários.

Doses para idosos e profissionais de saúde

Ao todo, o município de Picos recebeu 1718 doses da vacina de combate à Covid-19, sendo 39 dessas doses aplicadas em idosos do Abrigo Joaquim Monteiro de Carvalho e o restante foram aplicadas em profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à doença. 

Mais sobre: