Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina antecipa inicio da vacinação e imuniza servidores da saúde contra a Covid-19

Trabalhadores de setores exclusivos para a doença, além de idosos institucionalizados, serão priorizados nesta primeira fase da campanha de imunização

19/01/2021 12:07

A Campanha de Vacinação contra a Covid-19 em Teresina, prevista inicialmente para a quarta-feira (20), foi antecipada para a tarde desta terça-feira (19). A cerimônia simbólica foi realizada no Hospital da Primavera, unidade localizada na zona Norte da capital, onde os profissionais que trabalham exclusivamente com pacientes infectados pelo novo coronavírus (Covid-19) foram contemplados pela iniciativa.

"É um sentimento de muita esperança, de que teremos um ano melhor e conseguiremos salvar mais vidas. Esperamos que todos sejam agraciados com a vacina e queria deixar uma mensagem de incentivo e da importância dela. A vacina revolucionou a história do sistema de saúde. Quantas crianças hoje deixam de ter patologias que levam ao óbito justamente pelo cumprimento da caderneta de vacina?", destacou a médica Janaína Moura, primeira servidora a ser imunizada

(Foto: Jailson Soares/ODIA)

Como a cidade apenas pouco mais de 11 mil doses da vacina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) priorizou, nesta primeira fase da campanha de imunização, esses trabalhadores e idosos institucionalizados.  "Teremos em torno de 20 grupos de vacinação nas Unidades básicas (UBS), hospitais e abrigos de idosos. Nossa expectativa é que os hospitais cadastrem todos seus servidores das alas COVID-19", afirmou Gilberto Albuquerque, presidente do órgão.

 (Foto: Jailson Soares/ODIA)

Na ocasião, o Dr. Pessoa (MDB) declarou que o intuito é disponibilizar imunizar todos os teresinenses "o mais rápido possível", dentro do cronograma estabelecido pela FMS tão logo cheguem novas doses. O gestor emedebista também destacou a importância de toda a população se vacinar. "Ela é segura e, como prefeito, recomendo a todos que tiverem essa oportunidade se vacinem, porque o coronavírus não tem tratamento. A melhor prevenção, de acordo com os protocolos é o distanciamento, álcool em gel, mascara e etc. Todos devemos abraçar essa atitude técnica e cientifica dos pesquisadores, que estão nos dando a oportunidade de toda a sociedade ter uma proteção", pontuou.

Por: Isabela Lopes e Breno Cavalcante
Mais sobre: