Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina: mais de 350 taxistas já fizeram teste de covid; 14 testaram positivo

A FMS decidiu ampliar a testagem para os mototaxistas a fim de evitar a propagação do coronavírus no transporte da capital. Profissionais devem agendar o teste pela internet.

04/06/2020 08:45

Desde a última segunda-feira (01) que motoristas de táxi de Teresina estão fazendo testes para saber se estão ou não contaminados pelo novo coronavírus. É que por se tratar de uma categoria que não interrompeu seus serviços e lida diretamente com o público, a Prefeitura está tentando mapear o grau de disseminação da doença entre os profissionais para garantir a segurança deles e dos próprios clientes.

Até o momento, 356 taxistas já foram submetidos ao teste da covid-19 na capital e 14 deles testaram positivo para a doença. Os dados são da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e foram divulgados ontem (03). Além das testagens, já foram feitos 568 agendamentos para testes destes profissionais.

Os agendamentos podem ser feitos através do site da FMS. Ao acessar a página, basta clicar em “Agendar meu teste” e seguir as instruções. Vale lembrar que o sistema de agendamento é interligado com a base de dados da Strans. As testagens acontecem nos estacionamentos do Teresina Shopping e do Shopping Rio Poty.


Pelo menos 14 taxistas já testaram positivo para a covid-19 em Teresina - Foto: O Dia

Além dos taxistas, ontem (03) a Prefeitura decidiu ampliar a testagem para os mototaxistas de Teresina. O procedimento para agendar o teste é o mesmo dos taxistas, através do site da FMS. O diretor de Atenção Básica da Fundação, Kledson Batista, explica o objetivo dessa ampliação.

“Pretendemos identificar pessoas positivas e assintomáticas entre os mototaxistas evitando assim que eles possam transmitir a covid-19 durante suas corridas e trabalho”, comentou.

Teresina já tem mais de 72 mil infectados

Ainda ontem (03), a Prefeitura divulgou o resultado da sétima etapa da pesquisa sorológica realizada no último final de semana em Teresina e o número é considerado preocupante. Pelo menos 72 mil pessoas estão contaminadas com o novo coronavírus na capital e cerca de 30.700 estão em estágio ativo da doença, ou seja, podem transmitir o vírus.

O aumento em relação à etapa imediatamente anterior da pesquisa foi de 44%. A grande maioria dos infectados se concentra na zona Norte de Teresina e a faixa etária com a maior quantidade de pessoas testadas positivas está entre os 25 e 44 anos, conforme os dados da PMT.

Mesmo com os números altos para a covid-19 na cidade, a Prefeitura segue estudando um plano de afrouxamento das regras do isolamento social e retomada das atividades econômicas nos setores mais afetados pela pandemia. É que, segundo o prefeito Firmino Filho, nas duas últimas etapas da pesquisa sorológica, ficou demonstrado que Teresina estaria saindo da fase de crescimento exponencial da doença e se aproximando do pico, o que levaria a uma possível redução na evolução da covid-19 na cidade.

Por: Maria Clara Estrêla, com informações da FMS
Mais sobre: