Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PM acaba com festas clandestinas nas zona Sul e Norte de Teresina

Eventos tinham aglomeração de pessoas, descumpriam normas sanitárias e resultaram em crime de perturbação do sossego.

20/07/2020 10:20

Desde o início de julho que Teresina vem adotando medidas mais severas de isolamento social aos finais de semana para tentar conter a disseminação do novo coronavírus. O sistema chamado de lockdown parcial prevê basicamente o fechamento de serviços essenciais no sábado e no domingo para garantir uma diminuição no fluxo de pessoas indo e vindo pelas ruas da cidade. 

Leia também: Polícia acaba com festa clandestina em sítio na Cacimba Velha 

A partir da meia-noite de sábado, supermercados e congêneres, padarias e afins fecham suas portas, sendo autorizado somente os serviços de saúde e segurança. A Guarda Municipal de Teresina, a Polícia Militar e a Polícia Civil têm atuado mais fortemente para garantir que as medidas de isolamento sejam cumpridas não só no sentido de manter em funcionamento somente o que for autorizado, como também dissolvendo aglomerações e eventos que vão contra os decretos municipais.

Neste domingo (19), por exemplo, a PM acabou com uma série de festas clandestinas que aconteciam nos bairros da zona Sul e Norte em descumprimento às normas sanitárias e aos decretos municipais de distanciamento físico. Foram instaurados quatro procedimentos após rondas ostensivas seguidas de abordagens a aglomerações e combate a crimes de perturbação do sossego alheio.


Foto: Divulgação/PMPI

As autuações aconteceram nos bairros Promorar, Betinho, Parque Dagmar Mazza e Campestre. Ao todo, 21 pessoas foram abordadas e uma caixa de som automotivo foi apreendida. Já na zona Norte de Teresina, as autuações aconteceram no bairro Risoleta Neves e Primavera, onde a PM atendeu a duas ocorrências de perturbação do sossego e apreendeu caixas de som.


Foto: Divulgação/PMPI

“Tudo que estamos fazendo é no sentido de melhorar nossos índices e reduzir a disseminação do vírus, pois esse é um dos critérios para avançarmos nessa retomada”, foi o que disse o prefeito Firmino Filho sobre o reforço na fiscalização.

Teresina registra o maior isolamento social entre as capitais brasileiras

A despeito das ocorrências registradas nas Sul e Norte, Teresina teve um bom desempenho neste final de semana (dias 17 a 19 de julho) no que respeita ao cumprimento das medidas de isolamento social. De acordo com os dados divulgados pela Prefeitura de Teresina nesta segunda-feira (20) com base no monitoramento da Start-up InLoco, a capital piauiense apresentou no último sábado o maior índice de isolamento entre as capitais brasileiras: 40,9% da população permaneceu em casa. Em comparação com o sábado anterior (dia 11), no entanto, houve uma queda de 2,8% neste índice.


Foto: Reprodução/PMT

Pela subdivisão em regiões, a zona que mais cumpriu o isolamento em Teresina neste fim de semana foi a Leste, onde 49,21% dos moradores ficaram em casa. Logo em seguida aparece a região Centro na qual 48,67% da população cumpriu o distanciamento, e a região Norte, com um índice de 48,18%. As piores taxas de isolamento na capital continuam sendo na região Sudeste, onde apenas 46,67% da população permaneceu em casa.

Leia também: Reabertura: confira o que abre nesta segunda-feira no Piauí e em Teresina 

Vale lembrar que é justamente na zona Sudeste de Teresina onde se concentra a grande maioria dos casos de covid-19: são 666 confirmações da doença somente na região do bairro Itararé. Ao todo, a capital piauiense possui 13.568 casos diagnosticados de covid-19, 770 óbitos e 2.877 pacientes recuperados da doença.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: