Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Reabertura: confira o que abre nesta segunda-feira no Piauí e em Teresina

Cronograma estadual segue conforme planejado inicialmente, mas o calendário de reabertura da capital foi alterado por causa do adiamento de uma semana da 2ª etapa da Fase 1. Veja.

20/07/2020 08:14

Nesta segunda-feira (20), o Piauí como um todo e a capital Teresina darão novos passos rumo à reabertura de suas atividades econômicas após quatro meses de quarentena e vigência dos decretos estaduais e municipais que impunham restrições ao funcionamento se diversos setores. A nível estadual, prossegue hoje a flexibilização das atividades de alto impacto econômico. Já a nível municipal, neste dia 20, se inicia a segunda etapa da primeira fase de reabertura.

Leia também: Reabertura no Piauí: confira o cronograma estabelecido pelo Governo 

A partir desta segunda-feira (20), começam a funcionar no Piauí: 

  • Indústria de produtos químicos, médicos e farmacêuticos;
  • Comércio varejista e atacadista de produtos químicos, médicos e farmacêuticos
  • Pet shops e alojamentos de animais
  • Transporte, armazenamento e Correio – distribuidoras e transportadoras
  • Comércio varejista e atacadista de móveis e eletrodomésticos
  • Fabricação de móveis
  • Geração e transmissão de energia elétrica e combustíveis gasosos.

A nível de Teresina, começam a funcionar a partir de hoje (20) na capital:

  • Setores de concessionárias 
  • Vendas de peças e automotivos utilizando sistema de delivery ou drive-thru.

É importante ressaltar, no entanto, que nos casos das empresas e estabelecimentos dos comércios de peças e acessórios para veículos e motocicletas, o horário de funcionamento será das 09h às 15h e apenas por quatro dias na semana (de segunda a quinta-feira).


Foto: Jailson Soares/O Dia

Teresina já tinha setores reabertos

Aqui na capital, alguns setores econômicos começaram a funcionar ainda no dia 06 de julho, quando da primeira etapa da Fase 1 de reabertura. Foram eles o comércio de materiais de construção civil, vestuário e acessórios, impressão e reprodução, atividades profissionais, científicas e técnicas, indústrias de transformação, indústria extrativista, agricultura, pecuário, produção florestal, pesca e arquitetura.

A população deve ficar atenta. É que nos casos das empresas e estabelecimentos dos comércios varejista e atacadista de construção, o horário de funcionamento será de 08h30 às 14h30. Estas empresas só poderão funcionar durante esta Fase 1 de reabertura nos dias de terça-feira a quinta-feira.

Calendário em Teresina foi reformulado por conta de adiamento

Esta segunda etapa da Fase 1 de reabertura da economia em Teresina está acontecendo uma semana depois do que havia sido previsto inicialmente pela Prefeitura. Com o adiamento de sete dias para mais este passo na retomada, o calendário de flexibilização da capital acabou tendo que ser alterado. 

O decreto assinado pelo prefeito Firmino Filho na última sexta-feira (17) regulamentou estas novas datas. Veja abaixo:

A primeira etapa da Fase 2 inicia no dia 27 de julho, com reabertura do comércio atacadista e varejista de itens não essenciais como eletrodomésticos, além de pet shop, agências de viagens, serviços administrativos, de edifícios, missas, serviços religiosos e espaços abertos de parques, reservas naturais e zoológico. Atividades físicas em espaços abertos também serão permitidas.

A segunda etapa da Fase 2 acontece a partir do dia 03 de agosto, quando estarão autorizados a abrir shopping centers, centros comerciais, artigos para viagem e calçados, e serviços imobiliários. Também poderão funcionar serviços de tatuagem e colocação de piercing, alojamentos, higiene e embelezamento de animais domésticos.


Foto: Jailson Soares/O Dia

A primeira etapa da Fase 3 se iniciais em 10 de agosto, quando estarão autorizados a funcionar os serviços de cabeleireiros e outras atividades de tratamento de beleza, transporte rodoviário coletivo de passageiros sob regime de fretamento, e outros transportes rodoviários, além de atividades da Administração Pública Gera, Direta e Indireta, Relações Exteriores e Justiça.

A segunda etapa da Fase 3 de reabertura acontece no dia 17 de agosto, quando ficam autorizados a reabrir bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, sem entretenimento. Também poderão abrir restaurantes a La Carte, prato feito, buffer sem autosserviços e bares, restaurantes self-service, lanchonetes, cafeterias e similares. 

Todos estes estabelecimentos autorizados a reabrir nas Fases 2 e 3 deverão atuar em turno único de trabalho de seis horas consecutivas por dia. No caso do comércio varejista, incluindo Shopping da Cidade, o horário de funcionamento é de 9h às 15h. O comércio varejista na zona Leste e nos shoppings centers poderão funcionar de 14h às 20h.

Seguem proibidas de funcionar as áreas de lazer e recreação infantil, incluindo playground e bares, restaurantes e shopping centers. Os estabelecimentos comerciais e empresariais localizados no interior de centros comerciais e shoppings terão seu retorno conforme cronograma e nível de restrição de cada uma de suas atividades. Os shoppings deverão obter licença prévia específica da Vigilância Sanitária de Teresina.

Leia também: Reabertura do comércio em Teresina é adiada em uma semana 

Calendário a nível estadual segue o cronograma inicialmente planejado

O calendário programado pelo governo do Piauí conforme o Pacto Pela Retomada Organizada (PRO Piauí), segue seu fluxo normalmente, uma vez que, ao contrário do que aconteceu em Teresina, nenhuma de suas etapas iniciais chegou a ser adiada por conta dos índices do coronavírus nas últimas semanas. Confira abaixo como fica a flexibilização a nível de Piauí:

No dia 27 de julho, reabrirão os setores têxtil, de vestuário, calçados e acessórios, comércio atacadista e varejista de papelaria e materiais para escritório, atividades religiosas, atividades físicas ao ar livre em parques e espaços púbicos, exceto atividades em grupo.

Em 03 de agosto os shoppings devem reabrir suas portas, assim como o setor imobiliário.

Já no dia 10 de agosto, retornam as atividades financeiras de seguros e serviços relacionados, atividade públicas administrativas, defesa e seguridade social, comunicação e informação, clínicas de estética e similares, cabelereiros e outras atividades de beleza.

Em 17 de agosto deve reabrir hotéis e similares, serviços de alimentação e bebidas, bares, inclusive os localizados dentro de shoppings; agências de viagem e serviços de turismo.

Por fim, no dia 22 de setembro, a educação pública e privada deverá ter seu retorno.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: