Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí mantém saldo positivo na abertura de novas empresas em 2020

Apesar de 1.649 estabelecimentos encerrarem suas atividades até o mês passado, Jucepi registrou a criação de outros 3.414 negócios no estado

16/09/2020 11:54

De janeiro a agosto de 2020, cerca de 3.414 novas empresas foram criadas no Piauí, enquanto outras 1.649 encerraram suas atividades no mesmo período, um saldo positivo de 1.765 estabelecimentos. Os dados são da Junta Comercial do Estado (Jucepi), divulgados nesta quarta-feira (16). 

Apesar de manter este índice desde o começo do ano, a Jucepi chegou a registar uma queda brusca no mês de abril, quando os impactos econômicos causados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) se intensificaram.  “Os meses de maio, junho e julho foram de recuperação e, em agosto, tivemos 601 empresas abertas, sendo o melhor número até agora, e 262 baixas”, explica Alzenir Porto,  presidente do órgão, que também destacou os setores que mais registraram abertura de novos negócios.

Alzenir Porto (Foto: Arquivo/ODIA)

O Piauí tem vocação para o comércio e serviços, setores que num primeiro momento foram afetados pela pandemia, mas o empresariado piauiense é resiliente e criativo. Na crise, procurou se reinventar e explorou novas possibilidades de negócios, como as redes sociais e comércio eletrônico”, completou a gestora.

Outro ponto observado é quantidade de alterações cadastrais dos estabelecimentos comerciais no estado, como mudanças de natureza jurídica, endereço, atividade econômica, aumento ou redução de capital, entrada e saída de sócios, dentre outras mudanças no cadastro da empresa.

Principais atividades econômicas abertas nos primeiros oito meses de 2020 (Fonte: Jucepi)

“Tradicionalmente os processos de alteração superam a abertura e fechamento de empresa, mas no mês de agosto tivemos um aumento significativo com 1.112 alterações empresariais. Acredito que a tendência é aumentar, uma vez que as empresas estão se adaptando ao novo normal pós-pandemia”, pontua Porto.

Alzenir Porto (Foto: Arquivo/ODIA)

Segundo o banco de dados da Jucepi, o Piauí totalizada cerca mais de 222 mil empresas ativas, a maior parte delas concentradas na capital, Teresina, o município que mais registrou abertura de novos empreendimentos 

Fonte: Jucepi
Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: