Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí: Isolamento social segue até 22 de junho; Governo prepara retomada

Nesta segunda-feira (08), o governo do Estado vai apresentar os parâmetros para a retomada das atividades comerciais no Piauí.

07/06/2020 08:40

Embora as medidas de isolamento social tenham sido prorrogadas até o dia 22 de junho pelo Governo do Piauí, o Comitê de Operações Emergenciais (COE) emitiu relatório favorável à retomada das atividades econômicas no Piauí.

O COE é formado por representantes do Tribunal de Justiça; Ministério Público Estadual; Tribunal de Contas do Estado; OAB; Assembleia Legislativa, APPM, Prefeitura de Teresina; Corpo de Bombeiros; Polícia Militar; Federação da Câmara dos Dirigentes Lojistas; os secretários de Saúde, Florentino Neto; Administração e Previdência, Merlong Solano; do Planejamento, Antônio Neto e Governo, Osmar Junior.

Segundo o governador Wellington Dias já é possível retomar as atividades comerciais com cautela com avaliação semanal da evolução da Covid-19 no Piauí. "A cada segunda-feira teremos uma série de informações sobre a taxa de transmissibilidade, leitos disponíveis e ocupados, recursos humanos, equipamentos e se cumprimos as metas. Com base nisso, tomaremos decisões para novos passos" explicou.

O governo diz que a retomada das atividades exige prudência e que a autorização para funcionamento se restringe a atividades específicas, que precisarão cumprir uma série de exigências. O comitê aprovou ainda o protocolo geral sanitário que empresas, órgãos e trabalhadores terão de seguir após a adesão. 


Leia também

Piauí: retomada da economia pode acontecer em junho, prevê secretário 


Segundo o secretário de Governo, Osmar Júnior, o Piauí vai iniciar o processo de protocolos para que a retomada seja segura. “Cada empresa terá seu próprio específico dizendo como vai funcionar. Vai demorar alguns dias para todos se adequarem e cumprirem as regras. A retomada é organizada e somente poderão retomar após assinar um pacto de compromisso com os protocolos sanitários", pontua o secretário.

No último dia 25 de maio, o governador já havia falado em retomada das atividades comerciais, durante coletiva virtual com a imprensa. De acordo com a pesquisa sorológica encomendada pelo governo do Estado, o nível de transmissão da doença em todo o estado vem apresentando queda em relação às estimativas traçadas com base nos resultados anteriores do estudo.

As atividades econômicas no Piauí estão restritas desde a segunda quinzena de março. Nesta segunda-feira (08), o governo do Estado vai apresentar os parâmetros para a retomada das atividades comerciais no Piauí. 

Edição: Da Redação
Mais sobre: