Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí: taxa de contaminação da Covid-19 cai, e governador fala em retomada

Nas últimas semanas o nível de transmissão da doença em todo o estado apresentou queda em relação às estimativas

25/05/2020 13:51

A taxa de contaminação da Covid-19 no Piauí está em queda. Isso é o que indica a quarta etapa da pesquisa sorológica encomendada pelo governo do Estado. Os números foram divulgados e comemorados pelo governador Wellington Dias (PT) em live nas redes sociais na tarde desta segunda-feira (25).


VEJA TAMBÉM: Covid-19: Piauí inicia pesquisa de amostragem em 11 municípios 


De acordo com a pesquisa, nas últimas semanas o nível de transmissão da doença em todo o estado apresentou queda em relação às estimativas traçadas com base nos resultados anteriores do estudo. Na primeira etapa, realizada no final do mês de abril, a subida da curva foi de 4,5%. E, na primeira semana de maio, os dados coletados na segunda fase apontaram um crescimento de 2,5%.

Com esses números, a tendência projetada pelo governo era de que o Piauí chegaria ao final do mês de maio com cerca de 80 mil pessoas infectadas pela doença. Contudo, as amostras colhidas entre os dias 20 e 23 deste mês indicaram um crescimento de 1,9% entre a terceira e quarta etapa da pesquisa, o que representa que 66.299 pessoas estão infectadas com o novo coronavírus.

O estudo apontou ainda que para cada caso confirmado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), existem outros 23 subnotificados. A taxa de infectados estima também que das 66.299 pessoas que contraíram o vírus, cerca de 30 mil estão com pelo menos três semanas e não transmitem mais a doença.  Essa nova fase foi realizada em 11 municípios considerados polos regionais. Ao todo, 3.999 testes foram realizados pelos pesquisadores em domicílio, e 81 testaram positivo para a Covid-19. A pesquisa sorológica tem 2% de margem de erro.

Para o governador Wellington Dias, esse resultado foi possível devido as medidas de lockdown parcial adotadas nos últimos dois finais de semana e o empenho dos prefeitos municipais em aumentar o índice de isolamento social. “Agradeço aos municípios que estão muito integrados, a cada prefeito, às Câmaras Municipais e nossa bancada federal, independente da política e afinidade”, disse.

Retomada do comércio

O chefe do executivo estadual explicou o crescimento dos casos abaixo da curva estimada e a chegada nos próximos dias dos respiradores comprados de São Paulo e da China, que vai ampliar a quantidade de leitos de UTIs na rede hospitalar, são os dois fatores essenciais para a o retorno gradual das atividades econômicas.

“Essa redução da transmissão do coronavírus e o aumento da capacidade de atendimento será decisivo para a decisão de retomada das atividades comerciais. Tivéssemos 25 mil pessoas contaminadas a menos e conseguimos não ter colapso no sistema de saúde. Isso nos dá a segurança para o momento da retomada. Todos os estudos apontam que no Piauí, nesse mês de junho, entraremos na fase de estabilização”, afirmou.

O governador anunciou que no dia 5 de junho será iniciado os debates para o retorno das atividades. “Estamos marcando para o dia 5 de junho tomarmos a decisão sobre a reabertura. É provável que já iremos definir quando que devemos retomar, por onde começar, quais setores. Será gradativa. Quantos % da população se coloca em atividade, quais as regras para proteger os trabalhadores e os clientes. E com base nisso faremos um cronograma”, explicou. 

Por: Otávio Neto
Mais sobre: