Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Isolamento em Teresina: Guarda acaba com vaquejada clandestina na zona Sul

O balanço do final de semana em Teresina mostra que bares e depósitos de bebida são os estabelecimentos que mais descumprem medidas de isolamento.

13/07/2020 07:19

Teresina passou mais um final sob medidas mais rígidas de lockdown. Com a suspensão do funcionamento de setores não essenciais e também de alguns setores essenciais, coube à Guarda Civil Municipal fiscalizar o cumprimento por parte dos estabelecimentos dos decretos municipais. No entanto, ainda há aqueles que insistem em funcionar mesmo sem ter autorização do poder público.

Leia também: Polícia acaba com festa clandestina em sítio na Cacimba Velha 

Na zona Sul de Teresina, a Guarda Civil teve que acabar com uma vaquejada clandestina que acontecei no bairro Esplanada. O evento, que acontecia burlando todas as regras de distanciamento social e as normas sanitárias do protocolo de contenção da covid-19, reunia cerca de 200 pessoas consumindo bebida alcoólica. No local haviam várias cavalos e formação de grandes e pequenas aglomerações.

Os responsáveis pelo evento foram autuados por infração sanitária pela Guarda Municipal e tiveram que assinar um termo circunstanciado de ocorrência (TCO) antes de serem obrigados a encerrar o evento.


Vaquejada clandestina acontecia no bairro Esplanada e reunia cerca de 200 pessoas - Foto: Divulgação/Guarda Municipal de Teresina

Bares e depósitos de bebida são os que mais descumprem os decretos

Ainda segundo o balanço do fim de semana da Guarda Municipal, bares e depósitos de bebida são os estabelecimentos que mais descumprem as medidas de isolamento em Teresina. Juntos, eles responderam por quase 21% dos locais que foram fiscalizados e fechados pelo poder público no sábado (11) e no domingo (12). Ao todo a Guarda Civil Municipal fiscalizou e fechou mais de 160 estabelecimentos após receber denúncias de aglomerações só na capital

Destes, 25 eram bares e oito eram depósitos de bebida. Na manhã de hoje (13), a Guarda Municipal encerrou uma festa que acontecia em um bar na zona Leste de Teresina. Foram recebidas denúncias de aglomeração e de perturbação do sossego e, ao chegarem ao local, os guardas se depararam com um grupo de pessoas consumindo bebida alcoólica. A Polícia Militar teve que ser acionada, porque o responsável pelo estabelecimento se recusou a mostrar o documento de identificação. Ele foi conduzido para a Central de Flagrantes,

Foram 127 estabelecimentos notificados no sábado (11) e pelo menos 56 no domingo (12). Desde o início da pandemia, a Guarda Municipal já fiscalizou e notificou mais de 7 mil estabelecimentos por funcionarem sem autorização e descumprirem os decretos municipais de isolamento social.

“Estamos com as equipes nas ruas, atentos às denúncias que chegam até nós, percorrendo a cidade e trabalhando para que os decretos sejam cumpridos”, explicou o coronel John Feitosa, comandante da Guarda Civil Municipal de Teresina.

Segunda fase da reabertura adiada

Vale lembrar que Teresina não terá nesta segunda-feira (13) a segunda fase de sua reabertura das atividades econômicas. O processo foi adiado para o próximo dia 20 justamente porque a população andou descumprindo o distanciamento social durante a primeira fase.

É que com a abertura de lojas de material de construção e a autorização para que setores como Construção Civil e Indústrias voltassem a operar, o que se viu pelas ruas do Centro de Teresina foi aglomeração de pessoas e intenso fluxo de gente indo e vindo sem respeitar o isolamento e formando aglomerações.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: