Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Greve dos ônibus em Teresina: trabalhadores decidem por nova paralisação

A decisão aconteceu após assembleia. A categoria irá aguardar apenas o prazo estabelecido pelo TRT para dar início a outra greve.

20/10/2020 11:58

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro) se reuniu na manhã desta terça-feira (20) em uma Assembléia Geral Extraordinária para discutir sobre retomada da greve dos ônibus em Teresina.  


Leia também:

Greve dos ônibus em Teresina: Strans mantém veículos alternativos circulando 

Greve dos ônibus em Teresina: SETUT vai entrar na justiça contra a paralisação 

Passageiros relatam transtornos no 1º dia de greve em Teresina 



Sintetro se reuniu em um Assembléia Geral Extraordinária, para discutir sobre retomada da greve dos ônibus em Teresina. Foto: Assis Fernandes

Após avaliação da situação, os trabalhadores decidiram que vão paralisar novamente, assim que acabar o prazo estabelecido pelo Tribunal Regional do Trabalho  do Piauí (TRT) aos empresários, que vai até o dia 23. O Tribunal teve decisão favorável ao pagamento dos tickets alimentação e dos planos de saúde, que foram suspensos durante a pandemia.

De acordo com Ajuri Dias, presidente do SINTETRO, os empresários sinalizam que não irão cumprir com as determinações estabelecidas pelo Tribunal  do Piauí. 


Ajuri Dias, afirma que trabalhadores voltaram a cruzar os braços. Foto: Assis Fernandes

"Os trabalhadores decidiram: vamos retornar ao movimento de greve. Como tem um prazo do cumprimento das obrigações do TRT, nós vamos aguardar o prazo e após isto vamos cruzar os braços. Os empresários recorram da decisão, o que mostra que não serão cumpridas as medidas estabelecidas pelo TRT", explica Ajuri Dias.

Em relação ao impacto da greve para a sociedade, o cobrador de ônibus Reginaldo Tavares afirma que a categoria tem consciência que greve não é bom, mas às vezes é necessária para adquirir ou reconquistar direitos.


Reginaldo Tavares, cobrador de ônibus, diz que trabalhadores estão lutando por seus direitos. Foto: Assis Fernandes

"Temos que fazer esses movimentos para dar sustentação para o próprio sistema. A categoria está revoltada e machucada  com tudo que está acontecendo de uns sete meses pra cá, os empresários não vem cumprindo com as obrigações deles sobre a MP e infelizmente o trabalhadores cedem muitas coisas para tentar conseguir os seus direitos", diz Reginaldo Tavares.

SETUT

De acordo com o  SETUT será  realizado uma reunião para discutir o assunto. Somente após a reunião, o SETUT poderá se posicionar!

Por: Sandy Swamy
Mais sobre: