Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Desembargador José Ribamar toma posse como novo presidente do Tribunal de Justiça

O novo chefe do Judiciário piauiense destacou que a modernização dos processos da Corte será uma das prioridades da sua gestão

07/01/2021 19:20

O desembargador José Ribamar Oliveira foi empossado nesta quinta-feira (7) como novo presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), em solenidade realizada na nova sede da instituição, recém inaugurada em Teresina, com a presença do ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF) e outras autoridades locais. Na ocasião, citou que a sua gestão no próximo biênio será de muito trabalho, sobretudo no que diz respeito à necessidade de modernização da Corte.

“Precisamos melhorar e avançar, para efetivamente conseguirmos uma colocação melhor no judiciário brasileiro. Nossa prioridade será a celeridade nos julgamentos, com a implantação de várias, como um laboratório de inteligência semelhante ao de outros estados. Queremos dinamizar o andamento dos processos, para trazer agilidade e trazermos resultados efetivos e ágeis para a sociedade”, disse o magistrado. 

Desembargador José Ribamar, novo presidente do TJPI (Foto:Reprodução/Ascom)

Outro aspecto encarado como um desafio causado pelas dificuldades orçamentárias do Tribunal, uma realidade que segundo o novo presidente não é de agora e que dificulta algumas ações importantes para o bom funcionamento da Justiça no estado, como a realização de concursos públicos para a renovação dos quadros técnicos da instituição.

“Temos que implementar uma certa criatividade, utilizando os recursos humanos e as tecnologias da informação da melhor forma possível para podermos apresentar bons resultados. O terceirizado é uma mão de obra que aos poucos vamos deixar de lado para implementar a realização de concursos e contratarmos servidores efetivos e engajados com a prestação jurisdicional”, pontuou o desembargador.

 (Foto:Reprodução/Ascom)

Na ocasião, o desembargador Raimundo Eufrásio também tomou posse como vice-presidente do Judiciário piauiense. Os dois foram os eleitos como novos dirigentes da Corte ainda em outubro do ano passado, quando desbancaram a chapa encabeçada pelo desembargador Ricardo Gentil, a segunda mais votada no pleito entre os seus pares. 


Apesar das restrições por conta dos protocolos de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19), a cerimônia contou com a presença de do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB); o governador Wellington Dias (PT); o chefe do legislativo estadual, deputado Themístocles Filho (MDB); dentre outras autoridades, reforçando a importância de uma boa relação entre os poderes.

(Foto:Reprodução/Ascom)

Os desembargadores Fernando Lopes e Joaquim Santana, eleitos respectivamente para os cargos de corregedor-geral da Justiça e vice-corregedor, foram empossados da mesma forma, em um evento similar realizado no mesmo dia, no turno da manhã para evitar aglomerações de pessoas em um único evento.

Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: