Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19: Pico de casos no Piauí deve ocorrer nas próximas semanas

Mesmo com Teresina diminuindo o número de casos, cidades do interior estão apresentando aumento devido a interiorização do coronavírus.

04/08/2020 14:21

Um estudo matemático desenvolvido pelo Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), aponta que o número de pessoas infectadas com a Covid-19 ainda está em crescimento no Piauí, sobretudo devido ao aumento de casos no interior do estado. Devido a esse aumento, o pico da Covid-19 no Piauí deve ocorrer nas próximas semanas.

 


Leia mais:

Com reabertura do comércio, Teresina tem o pior isolamento dos últimos 15 dias 

Mulher é presa usando transportadora em Teresina para traficar drogas 

Enfermeiros repudiam veto de PL que previa indenização a profissionais de saúde 


Segundo o coordenador do estudo, o professor do Departamento de Matemática da UFPI, Jefferson Leite, o número de casos estava estabilizando, mas voltou a aumentar à medida em que o vírus se espalhou para as cidades do interior. Ele explica ainda que, a partir da coleta de dados, elaborou-se um modelo preditivo para o avanço do número de casos e correspondentes gráficos evolutivos sobre a pandemia no Piauí. Mesmo Teresina diminuindo o número de casos, as outras cidades estão aumentando por conta da interiorização do coronavírus.

Pico de casos de Covid-19 deve ocorrer nas próximas semanas. (Foto:  Andréa Rêgo Barros/PCR/Fotos Públicas)

“A nossa previsão atual é a mesma previsão de março, feita com o isolamento perto de 50% durante um bom tempo e depois, um afrouxamento até 40%, que faz com que nossa previsão de pico seja para as próximas semanas. No gráfico, a gente percebe que o número de infectados não está muito diferente do dia anterior, está aumentando, mas não tanto, o que aponta a aproximação do pico”, disse.

Por outro lado, há a estabilização no número de óbitos devido a Covid-19. Conforme o pesquisador, isto pode ser explicado em função da melhoria dos sistemas hospitalares no tratamento do Covid-19, pois a medida que os casos foram ocorrendo os procedimentos médicos foram sendo atualizados e, consequentemente, a aprendizagem sobre o tratamento da pandemia foi se aperfeiçoando acarretando a diminuição de óbitos.

O coordenador do Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da UFPI que inclui o HCE, Joel Rodrigues, relatou que o estudo matemático é de extrema importância pois prevê a evolução da pandemia no estado do Piauí. 

“É uma grande contribuição a partir da Universidade Federal do Piauí, no contexto do Projeto de PDI que inclui o Hospital de Campanha Estadual. Tem mostrado o papel da ciência e da academia no combate ao coronavírus. Parabenizamos o professor Jefferson Leite e sua equipe pelo excelente resultado de seus estudos e de seu modelo, que tem de fato, acompanhado muitíssimo bem a evolução da doença e prestado um notável serviço ao decisores públicos para suas tomadas de decisão”, afirmou. 

Isolamento social diminui na capital

Ao mesmo tempo em que o estudo matemático aponta a aproximação do pico de casos no Piauí. Na capital, o índice de isolamento social registrou a pior marca dos últimos 15 dias. Nesta segunda-feira (03), no primeiro dia da fase 2 da segunda etapa de reabertura econômica, taxa de distanciamento social de Teresina ficou na casa dos 39,6%. Até então, o pior índice tinha sido registrado na sexta-feira, 17 de julho, quando a Prefeitura anunciou medidas mais restritivas nos finais de semana e os teresinenses fizeram uma corrida aos supermercados para repor a despesa para o sábado e o domingo. 

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: