Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19 no Piauí: 159 presos foram diagnosticados com a doença

Segundo o relatório do CNJ, até o momento nenhum preso piauiense morreu por coronavírus e nenhum servidor foi confirmado com a doença

24/07/2020 10:38

Dados divulgados pelo Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas do Conselho Nacional de Justiça (DMF/CNJ) revelam que os estabelecimentos prisionais brasileiros registraram um crescimento de 99,3% nos casos de contaminação pelo novo coronavírus nos últimos 30 dias, contabilizando 13.778 ocorrências, com 136 óbitos. em todo o país.

Leia também: Piauí: dois detentos são diagnosticados com Covid-19 

A região Nordeste foi a que mais registrou casos confirmados de Covid-19 entre pessoas presas (28,1%) e servidores (43%). No Piauí, até o dia 13 de julho, 159 presos foram diagnosticados com coronavírus. Segundo o relatório, até o momento nenhum preso piauiense morreu por coronavírus e nenhum servidor foi confirmado com a doença.

No Brasil, quanto à realização de testagem, os dados dos GMFs apontam um crescimento no número de exames desde o último levantamento: de 10.528 análises em pessoas presas para 18.607. No caso dos servidores, o número aumentou de 9.699 para 19.132. 

Sobre as unidades do sistema socioeducativo, ou seja, adolescentes que estão privados de liberdade, o relatório também apresenta um aumento na realização de exames sobre a Covid-19. Nos últimos 30 dias houve um aumento de 80,2% na quantidade de casos confirmados e 60% nos óbitos, sendo esses exclusivamente de servidores.

O relatório revela que nenhum adolescente do Piauí que está em uma unidade do sistema socioeducativo foi contaminado pela Covid-19. Entretanto, 14 servidores deram positivo para a doença 

Recursos e equipamentos disponíveis

O Piauí foi um dos Estados que recebeu recursos federais para prevenção ao Covid-19, tanto para Sistema prisional como para o sistema socioeducativo, com valores de R$2.313.419,55 do Funpen, destinados a Bens e Serviços no Sistema Prisional. Para o Piauí foi feito ainda um repasse estadual de R$ 10.050.000,00 para a aquisição de bens e serviços.

Leia também: Presídios do Piauí recebem sanitização para combate ao coronavírus 

Em todo o Estado, foram realizados 1.067 testes no sistema prisionalsendo 467 em pessoas privadas  de liberdade e 600 em servidores. Já no sistema socioeducativo, foram feitos 21 testes, sendo 04 em adolescentes privados de liberdade e 17 em servidores. Com os recursos, o Piauí, já distribuiu 15 mil máscaras de tecido e 56.500 máscaras descartáveis para o sistema prisional.

Já no sistema socioeducativo, a distribuição dos equipamentos de proteção individual para os adolescentes é feita quando ele vão para atendimento psicossocial ou médico. Em relação aos servidores, são entregues máscaras e disponibilizado álcool gel para todos.

Por: Isabela Lopes
Mais sobre: