Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Corrida de rua em Teresina: atletas participam de evento irregular

Eventos aconteceram por dois domingos consecutivos durante a madrugada em meio à pandemia. Organização nega que tenha havido aglomeração e Prefeitura disse que vai se informar sobre o ocorrido.

16/06/2020 09:21

Há dois domingos consecutivos, a Avenida Raul Lopes em Teresina tem recebido durante a madrugada eventos esportivos cuja realização está suspensa por decreto municipal. São corridas de rua que reúnem atletas profissionais e amadores, e amantes do esporte sendo realizadas durante o período de pandemia do novo coronavírus.

Leia também: Firmino sobre teresinenses nas ruas: 'Não vai demorar o arrependimento' 

A denúncia foi feita nesta segunda-feira (15) por usuários do Twitter no perfil do prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB). Em uma postagem, uma teresinense escreveu: “Boa tarde @firmino_filho tá melhor de saúde? Vamo multar e cassar alvará de funcionamento de todo mundo responsável por promover essa ‘secret marathon’ ontem? As fotos estão todas no instagram pq o pessoal inclusive se orgulha de ser egoísta e irresponsável”.

Em uma resposta logo abaixo da postagem, o prefeito Firmino Filho respondeu um “Não soube”. O fio da publicação segue com os demais usuários e seguidores do prefeito tentando entender o que é esta “Secret Marathon” (maratona secreta). A usuária que denunciou foi quem explicou:

“Umas assessorias esportivas acharam por bem realizar uma maratona no meio da pandemia. Rolando várias fotos nas redes sociais de gente suada se abraçando sem máscara”. Em outra resposta, ela diz: “Fizeram 2 maratonas 2 domingos seguidos na Raul Lopes”.

As imagens a que a usuária do Twitter se refere estão publicadas no perfil de uma assessoria esportiva de Teresina no Instagram. Em uma das legendas, se lê: “A energia foi contagiante... A maratona meio que dentro do esperado (...). Pra galera saber que manter o esporte vivo nem sempre precisa envolver dinheiro. Valeu, obrigado aos 16 que largaram”. Em seguida, aparecem a ordem de colocação dos participantes da corrida de rua.

Organização nega que tenha havido aglomeração no evento

O Portalodia.com conversou com o maratonista Daniel França, responsável pela assessoria esportiva organizadora da corrida de rua. Por telefone, ele negou que o evento tenha resultado na formação de aglomeração e disse que “o povo que fala demais e não sabe”.

“Não é nem um evento. Foram sete mulheres em um domingo e 12 homens no outro. Isso não é um evento. Só de aluno, eu tenho mais de 50, se fossem todos os meus alunos, aí sim seria aglomeração. O pessoal que estava lá assistiu. Está há anos luz de ser aglomeração. No mais é isso, o pessoal usou máscara, não teve nada dessas coisas e todo mundo mantendo distanciamento”, disse Daniel.

A reportagem do Portalodia.com buscou a Prefeitura de Teresina para falar sobre o assunto. O órgão, por meio de sua assessoria, disse que vai checar a informação para poder se posicionar. O espaço fica aberto para futuras manifestações.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: