Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Chuvas no Piauí devem cessar nesta quinta-feira (5)

s chuvas se deram devido a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um sistema atmosférico de curta duração.

04/11/2020 10:24

Nos últimos dias os piauienses foram surpreendidos e agraciados com chuva em pleno B-R-O-Bró, período mais quente do ano no Estado. As chuvas se deram devido a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um sistema atmosférico de curta duração. Mas, como tudo que é bom dura pouco, a  ZCAS deve se despedir dos piauienses até amanhã (05).

Leia também: Pontos de alagamento em Teresina se formam após forte chuva 

É o que explica o climatologista Werton Costa. “Essas eram as chuvas de ZCAS, o mesmo tipo de chuva que atingiu Teresina. Esse sistema atmosférico se movimenta: começou no extremo Sul, foi para o médio Parnaíba, para a Grande Teresina, avançou para o Vale do Longá e está no litoral. Porém, a ZCAS se despede do Piauí de hoje para amanhã, ela já está enfraquecendo sua atuação e é provável que amanhã já não tenhamos traços dela”, conta.

O registro histórico de acumulado de chuva em Teresina, no mês de novembro, foi de 86 mm na região Leste, 72 mm na Sudeste e 54 mm na região Norte, em apenas 24 horas. As chuvas de ZCAS chegaram ao litoral piauiense e registrou um volume acumulado bastante expressivo, de 89mm. Na cidade de Timon (MA), o acumulado foi de 48 mm.

(Foto: Arquivo/ODIA)

A passagem desse sistema atmosférico, apesar de ter proporcionado alívio aos piauienses e reduzindo as temperaturas, deixou estragos devido às pancadas de chuva. Em Teresina, por exemplo, ruas e casas ficaram alagadas, houve queda de árvores, suspensão no fornecimento de energia e queda de granizo, registrada no bairro Gurupi, zona Leste da capital. O fenômeno atípico ocorre quando há passagem rápida de gotículas de água da base da nuvem cumulunimbus para áreas mais altas da nuvem, resfriando-as e por conseguinte, transformando-as em pedras de gelo. 


O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta laranja ainda no domingo (01) para um período de 24 horas, considerando a possibilidade de chuvas, que poderiam variar entre 30 a 60mm/h ou 50 a 100mm/dia, além de ventos que poderiam chegar a 100km/h. 

Por: Isabela Lopes
Mais sobre: