Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Centro de Teresina lota no primeiro dia da nova fase de reabertura econômica

Nesta fase estão autorizados a funcionar shoppings centers, centros comerciais, artigos para viagem e calçados e serviços imobiliários.

03/08/2020 14:34

Quem precisou ir até o Centro de Teresina nesta segunda-feira (03) foi pego de surpresa com pontos de congestionamento nas principais vias de acesso à região e superlotação nas ruas no primeiro dia da fase 2 da segunda etapa de reabertura econômica.

Nesta fase estão autorizados a funcionar shoppings centers, centros comerciais, artigos para viagem e calçados e serviços imobiliários. Também podem funcionar serviços de tatuagem e colocação de piercing, alojamento, higiene e embelezamento de animais domésticos.


Leia mais:

Reabertura em Teresina: veja o que abre a partir desta segunda-feira na capital 

Reabertura do comércio: lojistas mantêm lojas fechadas e vendas online 


A analista de telecomunicação Gardênia Silva foi uma das teresinenses que precisou se deslocar até o Centro de Teresina para resolver pendências junto a uma instituição bancária. No entanto, foi pega de surpresa com o intenso fluxo de veículos e de pessoas pelas ruas do Centro.

“O trajeto que eu faço normalmente em torno de 15 minutos, levou 40 minutos pra ser feito. Quando percebi que o trânsito não andava, desci do carro e fui até o banco a pé. Em algumas lojas, as filas estavam do lado de fora, com muita gente esperando para entrar”, relata.

Centro de Teresina lota no primeiro dia da nova fase de reabertura econômica. (Foto: Arquivo O Dia)

Apesar do aumento do fluxo de pessoas, o Portal O Dia não encontrou quem desrespeitasse o protocolo de segurança que torna obrigatório o uso de máscara em locais públicos. Mesmo assim, algumas pessoas ainda utilizavam o equipamento de proteção de forma inadequada, sem cobrir completamente nariz e boca. Alguns chegavam a usar a máscara no pescoço, o que é proibido e pode aumentar o risco de contágio pelo novo coronavírus.

Segundo a Prefeitura de Teresina, todos os estabelecimentos autorizados a reabrir na fase 2 deverão atuar em turno único de trabalho de seis horas consecutivas por dia. No caso do comércio varejista, o horário de funcionamento será das 9h às 15h. O comércio varejista na zona Leste e nos shoppings centers poderão funcionar das 14h às 20h.

Cada setor que volta a funcionar deverá seguir protocolos de segurança, com redução de trabalhadores, distanciamento social, uso de máscara, testagem dos funcionários, além das demais regras presentes nos protocolos de prevenção e segurança ao combate à Covid-19 estabelecidos pela União, pelo Estado do Piauí, pelo Município de Teresina, além dos protocolos adotados para cada setor de atividade comercial e econômica.

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: