Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Reabertura em Teresina: veja o que abre a partir desta segunda-feira na capital

Shoppings reabrem amanhã e funcionam só quatro dias por semana em operação reduzida e sob rígido protocolo sanitário. Confira as restrições.

03/08/2020 07:26

A reabertura econômica em Teresina entrou nesta segunda-feira (03) na Fase 2 da segunda etapa segundo o cronograma planejado pela Prefeitura Municipal. A partir de hoje, estão autorizados a funcionar em Teresina shoppings centers, centros comerciais, loja de artigos para viagem e calçados, e serviços imobiliários. Também devem reabrir a partir desta segunda (02), serviços de tatuagem e colocação de piercing, alojamentos, estabelecimentos de higiene e de embelezamento de animais domésticos.

Apesar de terem sua reabertura autorizada já a partir de hoje, os shoppings centers de Teresina só vão reabrir amanhã (04), após acordo fechado com a Prefeitura da Capital e a Vigilância Sanitária. E mesmo assim, esses estabelecimentos não vão operar com toda sua capacidade. É que o protocolo sanitário de contenção à covid-19, que rege a retomada gradual das atividades, prevê que as lojas funcionem apenas com 50% de sua capacidade e os shoppings vão abrir somente quatro dias por semana (de terça a sexta-feira), por somente seis horas por dia.


Foto: Jailson Soares/O Dia

Além disso, há espaços que permanecem fechados dentro dos shoppings, mesmo com essa reabertura. Praças de alimentação, cinemas, serviços de aluguel para carrinhos infantis e playgrounds infantis não vão reabrir agora. As lojas das praças de alimentação funcionarão no modelo de delivery ou take-away, ou seja, o cliente pode apenas receber o produto no balcão e se retirar para consumir em outro local.

Para as lojas de roupas e calçados, é recomendado que o cliente não experimente as peças, mas caso o faça, os produtos provados deverão ficar em quarentena por um período e passar por um processo de vaporização antes de retornarem para os mostruários.

A Vigilância Sanitária fez e continuará fazendo vistorias nos estabelecimentos para garantir que os protocolos sanitários de contenção ao novo coronavírus estejam sendo cumpridos tanto pelos estabelecimentos, quanto pelos clientes. As lojas devem ter marcações de distanciamento social no piso, cartazes com orientações visíveis aos consumidores, barreiras de vidro separando os clientes dos caixas e devem também fornecer higienização por álcool em gel e/ou lavabos nas entradas.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: