Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Artistas do Piauí protestam contra Lei Seca anunciada pelo Governo

Medida tem o objetivo de evitar formação de aglomerações e conter os índices crescentes da covid-19. Artistas questionam manutenção da campanha eleitoral.

20/10/2020 11:31

A classe artística piauiense está se organizando em um protesto contra o decreto de Lei Seca anunciado ontem (19) pelo governador Wellington Dias para os próximos fins de semana como medida de contenção ao aumento dos índices de covid-19. Com uma média de 500 casos novos confirmados por dia de cerca de 10 óbitos a cada 24 horas, o Piauí se mantém em alta na curva pandêmica.

O que a classe artística questiona é por que baixar uma Lei Seca impedindo o funcionamento de bares e restaurantes aos finais de semana enquanto a campanha eleitoral continua. Especialistas afirmam que esse recente aumento nos casos de coronavírus no Estado pode estar relacionado com a aglomeração de pessoas durante passeatas, carreatas e comícios da campanha corpo a corpo dos candidatos no pleito municipal.


Decreto de Lei Seca vale para todo o Piauí pelos próximos finais de semana - Foto: Aqruivo/Agência Brasil

Os artistas e profissionais do ramo cultural e do entretenimento do Piauí se reunirão em um ato na frente do Palácio de Kanark na manhã desta quarta-feira (21) em protesto contra o decreto de Lei Seca. A cantora, apresentadora e empresária Japa Cantora, organizadora do ato, convocou a classe nas redes sociais e pediu o apoio da sociedade piauiense.

“Isso vai ser um prejuízo grande pra gente que está voltando agora às atividades, conseguindo fechar agenda, conseguindo fechas shows depois de tanto tempo parados. É um trabalho digno e eu quero pedir apoio de você que trabalha com banda, empresário de banda, dono de casas de show, bares e restaurantes para ir contra essa lei seca”, disse Japa Cantora.

Ela aproveitou a oportunidade para questionar a eficácia da Lei Seca para a contenção dos casos de covid-19 no Piauí: “no meio da semana, tudo aberto. Aí chega no final de semana e uma lei seca? Acham mesmo que isso vai resolver? Acham mesmo que é isso que vai fazer diminuir os casos?”, questionou a cantora.

O ato da classe artística está marcado para as 8 horas da manhã desta quarta (21), no Centro de Teresina em frente à sede do Governo.

Piauí segue em alta dos casos de covid-19

De acordo com o último boletim divulgado pela SESAPI (Secretaria Estadual de Saúde), o Piauí fechou esta segunda-feira (19) com 106.908 casos confirmados de covid-19 e 2.304 óbitos confirmados como sendo decorrentes da doença. Nas últimas 24 horas, foram registrados mais 514 casos e nove óbitos.

O Piauí se mantém em patamar de alta nos casos de coronavírus enquanto a maior parte dos estados brasileiros se encontra ou em estabilidade ou em queda. Vale lembrar que em algumas regiões do Brasil, como o Estado do Amazonas, por exemplo, os governos já decretaram medidas mais severas de isolamento social e em países europeus como França e Inglaterra, algumas cidades já estão sob toque de recolher e lockdown pelas próximas semanas em razão da segunda onda da pandemia.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: