Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19: Piauí registra aumento no número novos casos e mortes pela doença

Em uma semana, foram 6.988 pessoas foram diagnosticadas com o vírus e 75 vítimas fatais

12/10/2020 09:40

Considerando todos os Boletins Epidemiológicos divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) nos últimos 14 dias, o estado acumula crescimento percentual e tendência de alta tanto na quantidade de novos casos e mortes causadas pelo novo coronavírus (Covid-19) no período de uma semana.

Entre os dias 28 de setembro e 4 de outubro, foram contabilizados 3.870 novos casos e 55 óbitos, uma média de 9,1 vítimas fatais do vírus neste período. Já ao longo da última semana, 6.988 pessoas foram diagnosticadas com a enfermidade atingiu a marca de 75 vieram a óbito, cerca de 12 mortes por dia.

Em termos de crescimento percentual, o número de novos casos inflacionou mais de 80% enquanto que o de pessoas que faleceram superou os 36%, de uma semana para outra. Antes disso, o Piauí chegou a registrar 15 semanas com queda desses índices e acendem o sinal de alerta para uma eventual "segunda onda" da pandemia.

“A expectativa de chegada da segunda onda é real. Dessa forma, temos que nos conscientizar que não vencemos o vírus e os cuidados com aglomerações têm que ser redobrados uma vez que muitas cidades próximas aqui da capital ainda estão no pico da pandemia”, foi o que pontuou o professor estatístico Jefferson Leite, membro do COE e que se dedica a pesquisar em número o comportamento da pandemia no estado.

Jefferson Leite, matemático e membro do COE (Foto: Reprodução)

De acordo com informações do Painel Epidemiológico da Sesapi, já são 102,5 mil casos confirmados e 2.230 óbitos pela Covid-19 no Piauí até agora, enquanto quase 100 mil conseguiram se recuperar dos sintomas da doença.

Mais sobre: