Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Após chuvas, Chesf dobra vazão da barragem de Boa Esperança

O anúncio foi realizado pela Chesf nessa terça-feira através de comunicado oficial

28/12/2021 13:39

As chuvas que atingem o Sul do Piauí nos últimos dias fizeram com que a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) prepare a elevação da vazão da Barragem de Boa Esperança, no município de Guadalupe. O anúncio foi realizado pela Chesf nessa terça-feira (28) através de comunicado oficial. 


Leia tambémEnchente em Uruçuí: decreto de situação de emergência é publicado 


“A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) elevará a vazão defluente do Reservatório de Boa Esperança, no Piauí, para 1.000 metros cúbicos por segundo”, disse a Companhia. A mudança praticamente dobrará a vazão do reservatório, que atualmente funciona com 576 m³/s de vazão.

Foto:  André Schuler / Chesf

De acordo com os monitoramentos realizados pela Chesf, o volume útil do reservatório subiu para 69,9%, segundo uma medicação atualizada na última segunda-feira (27). O aumento da vazão, contudo, poderá sofrer alteração por conta das condições de clima e a vazões apresentadas pelo Rio Parnaíba. 

“As medidas estão em consonância com as regras e procedimentos operacionais estabelecidos e se deve por causa da incidência de chuvas na Região, que elevaram o nível do Reservatório”, acrescenta o comunicado. 

Chuvas no Sul do Piauí

O grande volume de precipitações registradas no Sul do Estado provocou a cheia do Rio Parnaíba na cidade de Uruçuí no último sábado (25). Várias famílias estão desabrigadas e um trecho da  PI-247 que liga os municípios de Uruçuí e Ribeiro Gonçalves rompeu  com a força das águas.

Foto: Neto Fotografia

Mais sobre: