Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

A cada hora, uma pessoa morre por covid-19 no Piauí

Somente na semana passada, o estado contabilizou 253 óbitos decorrentes da doença e 8.780 novos casos confirmados. Piauí tem estabilidade nos casos e alta nos óbitos.

12/04/2021 06:50

O Piauí atingiu um patamar de estabilidade preocupante no que respeita aos casos e mortes por covid-19 no Piauí ao longo da semana passada. De acordo com os boletins diários encaminhados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), o estado somou 8.780 novos casos de coronavírus do domingo (04) até o último sábado (11). No mesmo período, foram contabilizados 253 óbitos, uma média de 36 por dia. 

Esse número médio de mortes por dia no Piauí aponta que a cada hora, um piauiense perde a vida para a covid-19 aqui no Estado. O dia mais letal da doença foi a última quinta-feira (08), quando a Sesapi registrou 36 óbitos por coronavírus no Piauí. Em termos de novos registros da doença, o dia mais crítico da semana passada foi a segunda-feira (05), quando 1.505 pessoas foram diagnosticadas com covid-19 em apenas 24 horas.

O gráfico da média móvel de casos e óbitos do Boletim Epidemiológico do Estado aponta que o Piauí se encontra no momento estabilizado em seu pico da segunda onda da pandemia. O mês de março já é considerado o mais letal no Estado desde quando a crise sanitária começou, há um ano. Para se ter uma ideia, só na última semana de março, mais precisamente no dia 31, quando as médias móveis atingiram seu ápice, o Piauí registrava uma média de 1.626 novos casos por dia com média móvel (em relação às duas semanas anteriores) de 1.353,14 casos.


Foto: O Dia

No atual momento, chegando a meados de abril, o Piauí registra uma média móvel de 1.218 novos casos de covid-19 po dia, com queda de 6% em relação a duas semanas trás. Os números da pandemia no estado encontram-se em estabilidade, ou seja, não apresentam tendência de subida, mas também não caem mais.

Já no que respeita aos óbitos, o Piauí está em um estado ainda mais preocupante: conforme o boletim epidemiológico da Sesapi, o estado apresenta média de 36 óbitos por dia, um aumento de 20% em relação a duas semanas atrás, mantendo-se em alta.


Leia também: Piauí: Covid-19 matou quatro vezes mais que infarto em março


Ocupação dos hospitais

De acordo com a Sesapi, o Piauí apresenta no momento uma taxa de ocupação dos leitos de UTI na casa dos 94,5% com 428 ocupados e apenas 25 livres. Ao todo, o estado tem 1.392 pessoas internadas com covid-19. Além destes 428 pacientes graves, há ainda 917 internados em leitos clínicos e 47 em leitos de estabilização.

Mais sobre: