Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Merlong Solano

Conheça o deputado federal Merlong Solano

25/10/2020 11:17

Merlong Solano nasceu em Valença do Piauí, em 17 de setembro de 1958. Filho de Francisco Rodrigues Nogueira e Maria Amélia Solano Nogueira, é formado em História pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e em Economia na mesma instituição. Possui mestrado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

É professor licenciado da UFPI, onde foi coordenador do curso de História. Também atual na militância sindical, onde coordenou o Centro Piauiense de Ação Cultural. Antes disso, foi secretário-geral do Partido dos Trabalhadores (PT), legenda na qual disputou e perdeu a eleição para vereador em Teresina, em 1982.

Merlong Solano (Foto: Poliana Oliveira/ODIA)

Sua projeção política aconteceu durante os quatro mandatos de Wellington Dias (PT) como governador do Piauí. No primeiro deles, foi secretário de Planejamento e secretário de Governo. Com a reeleição do chefe do Executivo em 2006, permaneceu na Secretaria de Governo até ser nomeado presidente da empresa Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa), cargo ao qual renunciou para eleger-se deputado estadual em 2010.

Apesar disso, acabou licenciando-se para assumir como secretário das Cidades no segundo governo Wilson Martins. Suplente de deputado federal em 2014 e 2018, voltou à Secretaria de Governo nas duas ocasiões por escolha de Wellington Dias, alternando o exercício do cargo com o mandato de deputado federal mediante convocação. Assumiu como secretário estadual de Administração em 6 de maio de 2019, mantendo-se à frente da pasta por quatorze meses.

Atualmente possui mandato de deputado titular na Câmara Federal, após a morte do deputado Assis Carvalho.

Por: Da Redação
Mais sobre: