Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Especialista dá dicas de como se preparar para concursos públicos em 2021

Além de novos editais, as provas de muitos certames que seriam realizados no ano passado devem acontecer neste primeiro semestre

04/01/2021 17:10

Uma das principais resoluções de ano novo de muitas pessoas é a tão sonhada aprovação em um concurso público. Embora o desejo seja um importante primeiro passo nesta longa caminhada, o professor de cursinho preparatório Márcio Lima destacou, em entrevista ao O DIA, outros aspectos que devem ser considerados por quem pretende conquistar um cargo na carreira pública.

Segundo o educador, tanto o concurseiro mais experiente como o de primeira viagem precisam tomar certos cuidados, como na escolha dos editais que pretende concorrer, para não se sobrecarregar em relação aos conteúdos para estudo. “Além de colocar esta intenção como meta, é preciso definir qual será o certame, escolhendo por área ou o concurso propriamente falando”, enfatizou.

Professor Márcio Lima (Foto: Arquivo/ODIA)

Lima também ressalta que é fundamental ter um bom material para estudo das matérias cobradas pelos editais, tanto para quem opta por se instruir em casa ou para quem opta pelos tradicionais cursinhos preparatórios que, por conta da crise sanitária do novo coronavírus (Covid-19), tiveram que adotar a modalidade virtual, mas já se preparam para a retomada das aulas presenciais ainda este mês.

O retorno das atividades presenciais destes cursinhos preparatórios já foi inclusive autorizado pelo Centro de Operações Emergenciais do Piauí (COE-PI), o que deve provocar uma procura muito grande pelo serviço, como acredita o professor desta área. “Teremos várias pessoas interessadas nas aulas presenciais, pois muitas estão saturadas da modalidade online e do ensino à distância”, pontua. 

(Foto: Arquivo/ODIA)

Por fim, o especialista ressalta que independente de qual for a decisão do candidato acerca da forma de preparação para o dia da prova do concurso público, é fundamental seguir uma rotina e organização para isso. “É preciso montar um quadro de estudos, montar um quadro de horários planejado e criar um ambiente de estudo favorável, dentro ou fora de casa”, observa.

Saiba quais os editais e provas de concursos públicos mais aguardados para este ano

Além dos concursos públicos adiados no ano passado em decorrência da pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), os candidatos que pretendem ingressar na na carreira pública também aguardam e se preparam para o lançamento de novos editais nos primeiros meses de 2021.

Segundo Márcio Lima, professor em um cursinho preparatório de Teresina, são diversas provas que inicialmente estavam previstas para acontecer em 2020 mas foram prorrogadas para o primeiro semestre deste ano, como os da Prefeitura e da Câmara Municipal da capital piauiense, dada a situação sanitária que o país passa.

(Foto: Reprodução/Agência Brasil)

“Os alunos praticamente não pararam de estudar, pois estão esperando que essas provas aconteçam a qualquer momento, mas há também um outro grupo, esperando os editais que não foram lançados, tanto na esfera federal como na estadual e municipal”, lembra o educador ao pontuar os concursos públicos mais aguardados para os próximos meses, nas esferas municipal, estadual e federal. 


LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Parnaíba abre concurso público com 270 vagas 

Dentre os editais para seleção de novos servidores públicos que mais geram expectativa está o do Instituto de Previdência do Município de Teresina (Ipmt) e da Fundação Municipal de Saúde (FMS). A nível estadual estão os da Polícia Militar do Piauí (PM-PI) e da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), além de tribunais que também cogitam a realização de certame.

No âmbito federal também está o concurso para Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e Polícia Federal (PF), já autorizados, e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que aguardam autorização.

Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: