Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Polícia Militar do Piauí lança edital para concurso

O concurso prevê cerca de 700 vagas, sendo 650 para soldados e 30 para oficiais e deve ser publicado até o final deste mês

14/12/2020 12:05

O governador Wellington Dias fará nesta segunda-feira (14) o lançamento do edital de concurso para soldados e oficiais da Polícia Militar do Piauí (PM-PI). O anúncio será feito no Palácio do Karnak ao meio dia de hoje.

Segundo Comandante-Geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Lindomar Castilho Melo, está prevista a abertura de 700 vagas, sendo 650 para soldados e 40 para oficiais. O Núcleo de Concursos e Promoções de Evento (Nucepe), da Universidade Estadual do Piauí, será responsável por elaborar o certame. “O governador vai autorizar hoje e a partir daí vamos trabalhar no edital e tomar essas tratativas. Queremos que até o final de dezembro o edital possa ser publicado”, disse.

Comandante-Geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Lindomar Castilho Melo (Foto: Arquivo/ODIA)

Atualmente, o efetivo do Piauí é de 6.100 policiais, sendo 5.700 na ativa e 400 que fazem parte do núcleo de voluntários ou estão na reserva. O concurso está voltado para preencher vagas nos municípios do interior do Estado.

O coronel Lindomar Castilho explicou como será feito o preenchimento dessas vagas, que terá como parâmetro a quantidade de habitantes. Para cada mil habitantes deverá ter um policial, assim, as cidades com até seis mil pessoas não poderão ter menos que seis policiais.

“No interior temos uma carência maior. O primeiro critério que o governador estabeleceu é que nenhum município do Piauí tenha menos que seis policiais. Considerando a população de cada município, onde tem quatro chegaremos a seis e assim por diante. Na cidade de Miguel Alves, por exemplo, que faz divisa com o Maranhão e tem histórico de roubo a banco, tem 32 mil habitantes, mas só tem 11 policiais e nós queremos que chegue aos 30 policiais, então para lá serão destinadas cerca de 20 vagas para completar esse quadro”, comenta.

Com relação ao incremento na folha de pagamento, o comandante-geral da PM-PI destacou que só ocorrerá após a formação, que é de um ano para soldado e de três anos para oficiais. “Apresentamos os dados de hoje, mas acredito que até lá os subsídios tenham mudado, mas mostramos o que ganha hoje um soldado e um tenente, para que já possam se basear”, finalizou o coronel Lindomar Castilho. 

Por: Isabela Lopes
Mais sobre: