Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Renda extra: veja dicas para usar as redes sociais e lucrar na crise

E as redes sociais têm sido o principal meio para divulgar esses produtos que estão sendo ofertados

09/07/2020 11:18

Com a crise gerada por conta do Covid-19, muitos brasileiros estão com problemas financeiros e precisando de renda para suportar as contas do mês. Mas, a maior dificuldade é como conseguir esses valores em um período de quarentena. Com isso, algumas pessoas autônomas estão criando negócios do zero, se reinventando durante essa pandemia, vendendo bolos, roupas, entre outros, para conseguir uma renda extra.

Leia também: Redes sociais se tornaram canal de divulgação e renda para autônomos 

E as redes sociais têm sido o principal meio para divulgar esses produtos que estão sendo ofertados. Aliás, é com as vendas online que algumas empresas estão conseguindo se manter nesse período de dificuldade. Mas você sabe como tirar o melhor proveito dessa ferramenta que é a internet?

(Foto: reprodução/ internet)

A estrategista digital Julianna Galvão deu algumas dicas para conseguir usar as redes sociais a favor do seu negócio, para que ele prospere e tenha bons resultados. Segundo a especialista, existe uma percepção muito errada por parte dos empreendedores de que a internet e as redes sociais eram o futuro, isso até o período antes da pandemia. Para ela, as redes sociais são o presente, uma realidade cada vez mais comum e que precisa ser aproveitada da melhor maneira.

“O maior problema desses empreendedores que chegaram agora no digital por causa da pandemia é o desespero. A melhor forma de vender um produto ou serviço é o conteúdo. As pessoas precisam ter conhecimento sobre marketing de conteúdo, produzir algo além do que simplesmente postar a foto do produto com o preço na legenda. O primeiro passo para alavancar as vendas é compreender que as redes sociais, como o Instagram, por exemplo, não são utilizadas pelo público para compra. A compra é apenas uma potencialidade para as redes”, explica.

Julianna Galvão comenta que é necessário alimentar as redes sociais diariamente com conteúdo, dicas, mostrando as vantagens e diferencial do produto e/ou serviço que está sendo ofertado, isso de maneira clara e que transmita segurança aos consumidores.

Leia também: Nos negócios, resposta rápida e abordagem objetiva são essenciais 

E quem acha que é necessário ter milhares de seguidores para conseguir lucrar está enganado. A estrategista digital comenta que é preciso apresentar uma promessa clara do produto que está sendo oferecido e mostrar para o cliente que a empresa tem total capacidade de resolver o problema dele. E claro, é preciso ser constante, para não ser esquecido, criando e mantendo um relacionamento real com esses clientes.

“Para quem está montando um negócio agora, o necessário não é ter um milhão de seguidores, mas sim ter estudo, ou seja, entender que é preciso se qualificar, buscando conteúdo que ajude a compreender como funcionam as redes sociais. É preciso humanizar a empresa. Os consumidores estão em busca de empreendimentos que falem a linguagem deles. Se especializar em um nicho é importante porque você consegue se comunicar com as pessoas que estão do outro lado de um jeito mais íntimo. Humanizar a marca e se importar com a pessoa que está do outro lado é o melhor caminho para se aproximar do público”, frisa Julianna Galvão. 

Outras dicas para conseguir uma renda extra

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, é preciso planejamento nessa hora, mas é possível. "Parece difícil, pois a crise está horrível, mas é possível ter renda extra na crise. Um ganho a mais pode ajudar a passar por esse momento com mais segurança financeira e facilitar a conquista dos sonhos", analisa.

Alguns pontos devem ser levados em consideração na hora de buscar uma renda extra nesse período de pandemia. A primeira delas está relacionada ao planejamento. É necessário reduzir os gastos e conseguir uma folga no orçamento.

“Como costumo lembrar, na maioria dos orçamentos pessoais e familiares é possível conseguir uma redução de 20% das despesas, apenas se atentando aos hábitos e comportamentos financeiros”, disse Reinaldo Domingos.

Outro ponto importante é vender aquilo que não se utiliza mais ou não é mais necessário. Por isso, faça uma faxina em casa, veja que pode ter roupas novas, eletroeletrônicos que funcionam, jogos, sapatos e outros produtos que não são tão importante. Essa é hora de repassar isso para frente e ganhar uma renda extra, existem muitos sites especializados em fazer esse intermédio e todo fôlego no caixa é necessário.

Leia também: "A crise é uma peneira e faz passar para o outro lado o que temos de melhor" 

Para trazer receitas, é válido considerar levantar uma renda extra com trabalhos pontuais que podem ser principalmente de entregas para quem tem carta de moto ou mesmo de carro, aplicativos de entregas estão em alta, e uma alternativa pode ser se cadastrar e buscar realizar esse tipo de ação.

Tem também aquelas pessoas que estão desenvolvendo produtos ou mesmo utilizando o network para realizar vendas de produtos. Tem muita gente fazendo as famosas máscaras de proteção e ganhando um extra, tem outras que estão revendendo produtos online, lembrando que grandes magazines estão cadastrando para esse tipo de venda. Outro exemplo pode ser a venda de doces e alimentos no condomínio ou na região em que vive.

Para quem não faz parte dos grupos de riscos e que podem sair de casa, estão surgindo vagas em supermercados, hospitais, farmácias e outras empresas que continuam com portas abertas, mas é preciso cuidado com a proteção nessa hora.

Por outro lado, quem preferir seguir em sua área de atuação, um caminho é passar a oferecer serviços online, como de consultoria, aulas e freelancer, por exemplo. Assim, além da renda extra, há também uma retomada de conhecimentos e aperfeiçoamento profissional. Quem tem habilidades específicas, como cozinhar ou educação financeira, pode fazer disso, agora, um hobby que gere renda.

Por: Isabela Lopes
Mais sobre: