Portal O Dia - Últimas notícias sobre o Piauí, esportes e entretenimento

Covid-19: Novas UTIs devem começar a funcionar em Teresina na segunda (8)

Os 15 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) anunciados para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) devem começar a funcionar na próxima segunda-feira (8). A unidade hospitalar administrada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) passa por adequações em sua estrutura para receber novos pacientes.

Leia também: Covid-19: Novas UTIs devem começar funcionar segunda (8) em Teresina  

Segundo o diretor-geral do HUT, Fábio Marcos, o desafio é continuar prestando assistência aos pacientes da Covid-19, dos pacientes com outras emergências e ainda garantir a ampliação dos serviços para os novos leitos que estão sendo instalados no hospital. 

“Para recebermos novos pacientes infectados pelo novo coronavírus, adequações físicas e de pessoal estão sendo feitas para disponibilizarmos esses novos leitos. Seguimos com as ações de saúde frente à emergência sanitária que enfrentamos. Nossos esforços são para cuidar das pessoas, não só dos pacientes de trauma, que continuamos atendendo na urgência e emergência, mas de toda a sociedade neste momento de pandemia”, disse. 

Foto: Divulgação / Ascom

O previsão do diretor de Enfermagem do HUT, Romak Bezerra, é que as novas UTIs recebam os primeiros pacientes no início da próxima semana. “A expectativa é que os novos leitos de UTI e de enfermaria comecem a funcionar até segunda, 8 de Março”, afirmou. 

Segundo a FMS, o HUT conta com 18 leitos de UTI destinados à Covid-19. Com a abertura dos novos, o HUT passará a contar com 28 leitos de tratamento intensivo e cinco leitos clínicos, somando um total de 33 leitos para atendimento exclusivo da doença causada pelo novo coronavírus.

Na última quinta-feira (4), a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, determinou que o Governo Federal restabeleça 278 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)  para tratamento da Covid-19 que foram fechados no Piauí. O Governo do Estado alegou que havia pedido a reabertura, mas não tinha sido atendido pelo Ministério da Saúde.